Desde o começo da pandemia do novo coronavírus, as cenas de longas filas e espera no Cemitério do Kadija se repetem, em Vitória da Conquista. Além das mortes por Covid-19, os moradores também continuaram morrendo de outras doenças que assolam a população.
Na tarde desta terça-feira (31), o movimento de sepultamentos no cemitério municipal foi grande e gerou uma longa fila. Apesar das flexibilizações nas medidas de enfrentamento à Covid-19 determinadas pelo Governo Municipal, os cemitérios ainda não foram atingidos pelas novas decisões.
Em abril do ano passado, as Secretarias Municipais de Saúde e de Serviços Públicos publicaram portaria conjunta (001/2020) que regulamenta os serviços funerários e velórios durante a pandemia da Covid-19, os cemitérios de Vitória da Conquista adotaram medidas de seguir.
Entre elas, os sepultamentos só devem ser realizados com apenas 10 pessoas presentes para evitar aglomeração e a disseminação do vírus. Além disso, uma determinada quantidade de carros de funerárias são autorizados a entrar, mesmo sendo causas de mortes diferentes e não apenas Covid-19.
Na tarde de hoje, por exemplo, foi autorizado a entrada de dois carros, no mesmo horário, e os demais deveriam aguardar a vez do lado de fora dos portões do cemitério. Uma média de seis carros de funerárias aguardaram o momento de realizar o sepultamento.
Confira o vídeo no YouTube do Blog do Sena: