Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

FBI libera alguns brasileiros envolvidos em esquema, mas mantém preso conquistense que liderava o grupo

Random image

Baiano de Vitória da Conquista era o principal mentor do esquema; 12 brasileiros estão presos por envolvimento no crime e 4 foram liberados

Autoridades federais de Boston, Estados Unidos, apontam o conquistense Wemerson Dutra Aguiar, de 29 anos, como líder de um elaborado esquema de fraude envolvendo aplicativos para motoristas. 19 brasileiros foram indiciados por participarem do esquema fraudulento; desses, 12 estão presos, incluindo o conquistense.

Dutra Aguiar teria faturado US$ 360 mil com fraudes realizadas entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Também foi presa a paulistana Priscila Barbosa, de 35 anos, que seria outra mandante do esquema.

A fraude consistia no roubo de identidades para abertura de contas em aplicativos para motoristas, que eram vendidas, em sua maioria a brasileiros, que não atendiam aos requisitos necessários exigidos pelas empresas, como possuir uma carteira de motorista válida nos Estados Unidos e Social Security.

Além disso, a quadrilha também fraudava sistemas de tecnologia para que os motoristas que contratavam seus serviços ganhassem mais pelas corridas, explorando programas de bônus e falsificando GPS. A estimativa é de que mais de 2 mil pessoas tiveram suas identidades roubadas pelo grupo.

Wemerson recebia os pagamentos através de diversos bancos, também utilizando identidades roubadas dos estadunidenses.

O celular de Dutra foi apreendido e várias provas foram coletadas, como fotos dele mesmo adulteradas digitalmente, que foi utilizada em contas de 9 motoristas diferentes. Também identificaram mais de 180 contas criadas pelo baiano de Vitória da Conquista em apenas um aplicativo.

Se condenados, os indivíduos envolvidos nesse crime podem pegar até 20 anos de prisão, além de ter de pagar uma multa cujo valor pode chegar ao dobro do faturado com a fraude.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também