As famílias de Carlos Roberto Mendes da Silva, de 39 anos, e Gustavo de Oliveira Viana, de 22, registraram queixa na Polícia Civil nesta segunda-feira (22), após a morte dos dois, que foram eletrocutados na zona rural de Vitória da Conquista. As informações foram divulgadas pelo programa Bahia Meio Dia, da TV Sudoeste.
Clique aqui para participar da comunidade do Blog do Sena no WhatsApp
O caso aconteceu na região da Pedra Branca, onde os dois amigos tocavam em uma cerca e receberam a descarga elétrica. Carlos foi o primeiro a ser atingido. Amigos que estavam no local contaram que o grupo de seis pessoas estava se divertindo em um barzinho quando notaram que Carlos havia caído próximo à cerca. Ao tentar ajudá-lo, Gustavo também encostou na estrutura e sofreu a descarga.
Jaimilton Novaes, ainda tentou prestar socorro. “Quando Gustavo encostou na cerca, eu vi que ele realmente tomou um choque, meu desespero só foi tentar ajudar. Aí foi quando eu trisquei nele que eu vi que era choque”, relatou. Os amigos levaram as vítimas em um carro próprio, já que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) demorou a chegar.
Um vídeo gravado na noite anterior à tragédia mostra o que parece ser um curto-circuito na cerca. No dia seguinte, os amigos retornaram ao local para registrar imagens das instalações elétricas, mas os fios haviam sido retirados pelo dono. A suspeita da família é de que uma instalação elétrica irregular ou clandestina tenha causado o acidente.
Segundo a Polícia Civil, o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios, que vai apurar as circunstâncias da tragédia. Familiares cobram justiça e afirmam que a dor pela perda dos dois amigos precisa servir de alerta.
“Espero que a justiça seja feita. Perder um ente querido não é fácil, ver dois amigos morrerem é uma tragédia”, disse Jusciane Mendes, irmã de Carlos. Raquel Santos, noiva de Gustavo, fez um alerta: “Lá perto tem uma escola na frente da cerca. Tem crianças, moradores que pescam por ali. Não pode acontecer mais uma tragédia como essa. Queremos justiça”.
Luciano Ferraz, engenheiro eletricista ouvido pela TV Sudoeste, destacou que há normas técnicas que precisam ser seguidas para garantir a segurança em cercas eletrificadas, tanto na zona urbana como na zona rural, como a norma 13.477, e que qualquer instalação irregular representa risco de acidentes graves ou fatais.
A polícia agora trabalha para identificar o responsável pelas instalações no local.