Por: Alexandre Rogério, Contador, Especialista em Gestão Tributária
Está chegando ao fim o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023. Os Contribuintes têm até as 23h59 de 31 de maio (quarta-feira) para transmitir o Imposto de Renda; perda do prazo rende multa de, no mínimo, R$ 165,74 podendo chegar até 20% do imposto devido.
A expectativa da Receita é que 39,5 milhões de declarações sejam entregues neste ano – um aumento de 8,8% em comparação ao ano passado, quando foram enviadas 36,3 milhões de declarações.
Na Bahia, até a manhã de hoje (29/05) cerca de 1,3 milhões de declarações já foram enviadas. Em Vitória da Conquista foram mais de 36 mil contribuintes que já entregaram suas declarações.
Se o contribuinte for obrigado, mas não entrega a declaração do I.R. na data definida pela Receita Federal, ele fica com seu CPF pendente de regularização, o que significa que ele não tem mais acesso a crédito: não pode mais fazer empréstimos, financiamentos e até mesmo adquirir imóveis.
Além desses inconvenientes, o cidadão com CPF irregular também não poderá tirar seu passaporte, prestar concurso público, nem obter certidão negativa para a venda ou aluguel de imóveis.