Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Falta de vagas em escola municipal causa confusão em Vitória da Conquista

Random image

Na madrugada desta segunda-feira (21), centenas de mães e pais de alunos dormiram na fila da Escola Municipal Milton de Almeida Santos, no bairro Kadija, a procura de vagas para seus filhos. O número de senhas, não condizente com a procura, gerou princípio de confusão na porta da escola. Pais, indignados com a situação, persistem na fila. Segundo informações exclusivas ao Blog do Sena, a direção do colégio já sinalizou que não há vagas suficientes para os alunos do 6º ano, antiga 5ª série.

Ana Paula conta que desde 18h de ontem (20) está na fila para tentar matricular seu filho no 6º ano. Ela conseguiu pegar a senha número 50, das 70 fichas que foram disponibilizadas na manhã de hoje. Já Paula, que também tenta vaga para a mesma série, chegou às 6h da manhã e não conseguiu pegar senha, mesmo assim ela espera ser atendida. “Não tem previsão de senha, nem de vaga. O jeito vai ser dormir aqui hoje”, lamentou.

Após fechamento dos colégios estaduais, rede municipal não suporta número de alunos – A falta de vagas para alunos do 6º é um reflexo do fechamento das turmas do ensino fundamental II, 6º ao 9º, nos colégios estaduais, ocorridos no final de 2018. O Governo da Bahia realizou o fechamento de unidades escolares em todo Estado, com base na justificativa de que a responsabilidade do ensino fundamental é das prefeituras, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. No entanto, a rede municipal de ensino de Vitória da Conquista já dá indícios de que não tem capacidade para receber todos os alunos.

Após a suspensão do ensino fundamental II nos colégios estaduais Fernando Spínola e Camillo de Jesus Lima, a Escola Municipal Milton de Almeida Santos é a única unidade na região Patagônia/Kadija que está oferecendo vagas para o 6º ano. A direção da escola informou que serão disponibilizadas 9 turmas para esta série. Apesar disso, as vagas não serão suficientes.


Curta e Compartilhe.


Leia Também