O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), prestigiou neste sábado (11) a 3ª Edição da Expo Belo Campo. Esta foi a primeira visita do governador à região sudoeste, após o início do seu mandato. Além de realizar a entrega de equipamentos para mais de 40 municípios durante o evento, Jerônimo também conversou com a imprensa ações do seu governo e questões política da região e do estado. Em entrevista ao Blog do Sena, o governador falou sobre a indicação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para a vaga no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), prevista para acontecer na próxima terça-feira (14) e sobre a importância da representação da região de Vitória da Conquista tanto na Alba, como no Congresso Federal.
O deputado Fabrício Falcão (PCdoB), forte liderança em Conquista e municípios circunvizinhos, estava pleiteando a vaga no TCM, mas na última sexta-feira(10) foi divulgado pela imprensa baiana a sua desistência. Questionado sobre o ocorrido, Jerônimo preferiu não opinar diretamente o posicionamento de Fabrício, mas destacou a importância de se manter e ampliar as cadeiras de deputados da região na Alba. “A indicação ao TCM é da Assembleia Legislativa. Vão me apresentar nomes ou o nome e eu analisarei com todo o respeito ao que a Assembleia vai fazer. Ontem as manchetes dos meios de comunicação apresentaram a desistência de Fabrício. Isso foi público. Vou aguardar naturalmente o que vier”, explicou. “Mas é importante destacar, como o modelo de outros países, a regionalização da política. Não tem como ter uma região como Conquista sem uma quantidade assentos na Assembleia Legislativa, no Congresso Federal. Nós precisaremos sim ter deputados daqui, por exemplo Waldenor, Paulo Magalhães, Otto Filho que já tem essa representatividade da região, mas é fundamental a gente aumentar esse número”, frisou.
De acordo com o site Política Livre, Fabrício Falcão, além de informar sobre sua desistência ao governador e ao líder do governo ALBA, Rosemberg Pinto (PT), também conversou com a ex-primeira-dama Aline Peixoto, esposa do ex-governador e ministro da Casa Civil Rui Costa (PT), que deverá ser única candidata da base governista ao posto.
Confira entrevista completa: