O rompimento da barragem do Distrito do Iguá, na zona rural de Vitória da Conquista, na noite do último sábado (25), provocou muita preocupação é deixou as autoridades em alerta.
O primeiro risco era o de interdição da BR-116, na altura da Lagoa de Zé Luís, isso porque a água poderia atingir e até mesmo levar parte da pista, o que não aconteceu até o momento.
Na manhã deste domingo (26), uma equipe do Blog do Sena esteve no Iguá, ás margens da barragem, e verificou a situação. Os moradores do povoado do Tesoureiro seguem ilhados. O povoado já havia sido atingido pela água da barragem dos Quatis, que se rompeu mais cedo no domingo, levando a ponte que dá acesso do povoado ao distrito.
Sem alternativa, os moradores estão atravessando para o outro lado andando no barragem. Eles reclamam ainda que estão sem água potável.
A água baixou, mas os moradores seguem ilhados. Para piorar, peixes foram encontrados mortos às margens da barragem. Detritos arrastados após o rompimento, provocaram um mau cheiro nas proximidades da barragem.
A água deve desembocar no Rio Pardo, em Itambé, provocando novas enxurradas na cidade que já foi gravemente atingida pela cheia do Rio Verruga.
Outras barragens, como a do povoado de Itapirema, nas imediações da Lagoa das Flores, também estão sob alerta. A prefeita Sheila Lemos divulgou que as famílias que moram no entorno já forma retiradas.
Confira o vídeo: