
Diferente das grandes cidades baianas e do país, Vitória da Conquista ainda não tem data definida para realizar a vacinação contra a Covid-19. A população segue ansiosa pelo imunizante, uma vez que a cidade já perdeu 244 pessoas para Covid-19 e outras 880 estão com o vírus ativo, de acordo com o boletim da quarta-feira (13).
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da terceira maior cidade da Bahia, com 341.128 habitantes, segundo dados do censo IBGE 2020, não divulgou a data nem o Plano de Imunização Municipal.
A redação do Blog do Sena entrou em contato com a SMS, através da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), nesta quinta-feira (14), e solicitou as respostas para os seguintes questionamentos: qual é o plano de vacinação contra a Covid-19?; quando e onde vai acontecer?; qual será o público prioritário?; existem seringas e profissionais suficinetes para realizar a vacinação?; quais são documentos necessários?
A Secom enviou uma nota de quatro linhas, mas não respondeu aos questionamentos feitos pela redação do Blog do Sena. Apenas informou que, sobre a data de vacinação, “ a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que o Governo do Estado ainda não informou aos municípios sobre a distribuição da vacina.” E a respeito do plano de vacinação na cidade disse que ainda a “SMS está organizando o Plano de Imunização Municipal.”
Ao contrário de Vitória da Conquista, a segunda maior cidade da Bahia, Feira de Santana, já divulgou a data de vacinação contra a Covid-19 para a sua população. Em entrevista ao site Protagonista, nesta quinta-feira (14), o prefeito Colbert Filho, garantiu que a vacina já começa a ser aplicada na próxima semana de janeiro.
Colbert participou de uma reunião online entre representantes do Ministério da Saúde e prefeitos de várias cidades do Brasil. Não temos informação se algum representante de Vitória da Conquista participou da reunião.
O prefeito destacou que inicialmente a vacinação em Feira de Santana vai contemplar profissionais de saúde em geral e pessoas acima de 65 anos. “Quanto mais idosa a pessoa, mais prioritária é. A vacina também poderá ser distribuída pela rede privada de saúde”, disse ao site Protagonista.
Além de Feira de Santana, Salvador, também já vai dar início a vacinação. Segundo informou o prefeito Bruno Reis, ao G1, também após a reunião online, a vacinação deverá ser iniciada ás 10h de 20 de janeiro.
O plano de imunização em Salvador terá quatro etapas. Na primeira, o público alvo é composto por: trabalhadores da saúde; população idosa com 75 anos ou mais; Pessoas com 60 anos ou mais, que vivem em instituições de longa permanência, asilos ou instituições psiquiátricas e Indígenas, aldeados, povos de comunidades ribeirinhas.
Veja a nota enviada ao Blog do Sena:
NOTA AO BLOG DO SENA
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que o Governo do Estado
ainda não informou aos municípios sobre a distribuição da vacina. Enquanto
isso, a SMS está organizando o Plano de Imunização Municipal.
Secom,
14 de janeiro de 2021