Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

“Eu tô sem comer, sem forças”: Mãe e Pai de Santo se emocionam após vândalo destruir Casa de Xangô

Random image


Conforme já divulgado pelo Blog do Sena, o terreiro de candomblé Casa de Xangô, do Pai de Santo Lucas e da Mãe de Santo Simone, foi destruído na madrugada do último domingo (1) em Vitória da Conquista. Os proprietários da casa e do terreiro, que ocupam o mesmo espaço, estão desolados com o que acreditam ser um ato de intolerância religiosa. O suspeito chegou a ser preso, mas foi ouvido e liberado. 

“Eu estou sem comer, sem forças”, relata com emoção Simone, que ficou muito abalada com o episódio. Os depoimentos de Lucas e Simone foram divulgados pelo programa BATV, da emissora TV Sudoeste.

Pra família de dona Simone, 2023 começou com o ódio e a destruição gerados pela intolerância religiosa. Ela e os dois filhos tinham saído de casa pra uma confraternização de ano novo e, quando chegaram por volta de 1h30 da manhã, encontraram o terreiro, as imagens e os espaços destinados às atividades religiosas em destroços. “Tudo no chão, tudo acabado, tudo destruído”, descreveu Lucas Souza.

A família acionou a polícia e registrou o boletim de ocorrência e os policiais identificaram o suspeito. O mesmo homem tinha violado outras casas e danificado o portão de um outro terreiro na mesma rua. Ele deixou cair os documentos quando fugiu, o que facilitou a identificação.

O suspeito do ato, que chegou a confessar ao afirmar que agiu dessa maneira porque “essas coisas são do demônio”. Ele mora na mesma rua onde fica o terreiro de Candomblé e Simone conta que nunca chegou a conversar com ele.

“A população tinha visto que ele estava sem uma sandália, que ele deixou aqui, com uma blusa azul que tinha o nome de uma firma. Quando fomos arrumar toda a bagunça, achamos a identidade e outro documento aqui dentro de casa”, relatou o Pai de Santo.

O suspeito destruiu geladeira, prateleiras, imagens religiosas, panelas. Não restou quase nada inteiro. A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB vai acompanhar o caso.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também