A saúde pública em Vitória da Conquista volta a ser alvo de reclamações. Moradores do bairro Vila América afirmam que não estão conseguindo marcar exames simples no posto de saúde.
Em entrevista ao programa Brasil Notícias, da Rádio Brasil, desta sexta-feira (30), várias pessoas relataram muita dificuldade para marcar exames laboratoriais simples na unidade. Os exames de laboratório são agendados nas unidades básicas de saúde e realizados no Laboratório Central Municipal (Lacem), que é administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC).
“Eu tive que tirar o dinheiro de comprar uma carne para fazer os exames, porque eu não vou ficar esperando 5 meses para fazer um exame”, afirmou um idoso que não conseguiu agendar exames na no posto de saúde.
Segundo as informações divulgadas pelo programa, o equipamento do Lacem está quebrado, tornando ainda mais caótica a situação. Mesmo com a grande demanda, são disponibilizadas apenas 30 vagas semanais para exames laboratoriais. Para alguns procedimentos, são apenas 2 vagas. Com o defeito no equipamento, não existe previsão para que a situação seja regularizada.
Apesar do grande número de queixas envolvendo a unidade básica de saúde do Vila América, o problema é registrado em outros postos de saúde, como o do bairro Panorama.
A saúde pública é um dos grande gargalos do governo Sheila Lemos (UB), assim como foi na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão. A carência dos postos de saúde vêm provocando a superlotação e prejudicando o atendimento em outros locais, como na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O Blog do Sena entrou em contato com a Prefeitura para saber se existe uma previsão de que a surgido seja normalizado, mas ainda não obteve retorno.