Falta um pouco mais de um ano para as eleições de 2022 e a população voltará às urnas eletrõnicas para escolher, além de deputados (estadual e federal), senadores e presidente do país, o novo governador do estado. Na Bahia, as movimentações dos partidos já começaram e estão se intensificando cada vez mais.
Nesse período as cidades começam a receber visitas de políticos e candidatos que não costumam frequentar as cidades. Como é o caso de Vitória da Conquista, que recebeu nesta segunda-feira (16), o pré-candidato a governador da Bahia, ACM Neto (DEM). Em entrevista ao Blog do Sena, o deputado estadual, Zé Raimundo Fontes (PT), comentou sobre a presença do ex-prefeito de Salvador na cidade. Para ele, as movimentações fazem parte da democracia e por Conquista se tratar de uma cidade estratégica do ponto de vista político, as visitas fazem partes das movimentações dos partidos.
“Em primeiro lugar, nós precisamos louvar e defender a democracia. Naturalmente que o momento eleitoral, ele é, eu diria assim, dentro de um calendário democrático, o momento mais especial que naturalmente todos os projetos, todos os personagens, todas as lideranças procuram circular, estar nos espaços coletivos e públicos. E naturalmente, Vitória da Conquista como é uma cidade estratégica, uma cidade que tem uma tradição que influencia também os rumos da política do estado, naturalmente que todas a lideranças, os partidos, procurarão estar aqui fazendo seus contatos, buscando apoio em Vitória da Conquista”, disse o parlamentar.
O principal oponente político de ACM Neto é o ex-governador Jaques Wagner (PT). Apesar de não ter lançado oficialmente a sua pré- candidatura, o nome do petista já aparece no cenário para as eleições do ano que vem. Zé Raimundo lembrou que as lideranças do PT também visitarão Vitóriia da Conquista e outras cidades baianas, mas ressaltou que o mais importante é a participação da população.
“De sorte, nós já temos aqui um enraizamento histórico, do nosso partido, o Partido dos Trabalhadores, as nossas lideranças também estarão aqui com certeza, mas eu diria que o mais importante é a população acompanhar os seus problemas, discutir as alternativas e sobretudo acreditar que através da democracia a gente pode melhorar as condições de vida do nosso povo”, disse.
Pesquisas que estão sendo realizadas e divulgadas apontam que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) lidera as intenções de votos dos baianos. O senador Jaques Wagner (PT) aparece em segundo lugar. Sobre a liderança de Neto nas pesquisas, Zé Raimundo ressaltou que Wagner ainda não lançou oficialmente a candidatura e quando iniciar as movimentações com o apoio de Lula, o resultado das pesquisas tem grandes chances de ser mudado.
“Olha, naturalmente a candidatura do ex-prefeito de Salvador já está colocada desde o momento que ele deixou o cargo de prefeito, foi anunciado, e mais do que isso, já toda uma articulação, um planejamento, e evidente que muito provavelmente, tenho lido nos jornais, que ele estaria, digamos, em termos números, na frente. Mas, quando você olha os elementos qualitativos e mais ainda o fato de que o ex-governador Jaques Wagner, senador Wagner, não ainda se apresentou enquanto candidato, nós vamos ver que a potencialidade de Vagner é muito boa, até por conta da avaliação do governador Rui Costa, da relação que Vagner tem com o presidente Lula, e há evidentemente essa relação entre Lula, Rui Costa, Wagner e seu passado que vai pontuar, tenho certeza, assim que começar realmente a mobilização ele estará muito bem”, contou.
As pesquisas também mostram a liderança do ex-presidente Lula (PT) nas pesquisas de intenções de voto na Bahia. Para Zé Raimundo, o apoio de Lula, será fundamental e também acredita na vitória da Wagner nas eleições. “Sem dúvidas nenhuma, a presença de Lula, de Rui Costa e mais do que isso, a nossa unidade na Bahia é muito forte. Eu tenho muita convicção e Wagner será o próximo governador da Bahia”, finalizou.