A recentemente, o sindicalista Zé Marcos, declarou abertamente seu apoio a reeleição de Herzem Gusmão (MDB) a prefeito. O fato gerou polêmica nas redes sociais e questionamento sobre a independência do Sindicato. Em entrevista ao Blog do Sena, Zé Marcos reforçou que tem o direito de apoiar quem quiser e que sua atuação sindical nunca se confundiu com questões políticas partidárias.
Ele frisou que sempre apoiou Hezem, tanto em suas candidaturas a deputado como a prefeito. “Quando ele saiu candidato a deputado estadual e federal eu apoie ele, prefeito duas vezes eu apoie ele, na eleição passada eu sai candidato a vereador com apoio dele. Assim como tem vários sindicalistas como tem vários sindicalistas apoiando outros candidatos, eu apoio Herzem Gusmão”, disparou. “Eu não sei porquê o pessoal levantou essa questão toda , o meu único erro foi estar vestindo uma camisa com o brasão do Sinserv”, esclareceu.
Zé Marcos destaca também que acima de questões partidárias está seu compromisso com o servidor. Ele relembrou que, no início da gestão, Herzem liderou manifestações contra o prefeito, assim como fez com outros gestores. “Em 2008, fui candidato a vereador pelo PCdoB, quando Guilherme Menezes era prefeito, e em 2009 eu fiz a maior greve de Vitória da Conquista. O meu papel dentro do sindicato e defender a categoria, agora a politica partidária é outra coisa, é de quatro em quatro anos”, disse. ” Assim como eu fiz uma greve no mandato Guilherme, eu fiz com Herzem. E se for preciso, vou fazer de novo”, frisou.