Após a posse dos 21 vereadores no dia 1º de janeiro, da escolha do presidente e de toda mesa diretora para o biênio 2021-2022, a Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista agora se prepara para a escolha do líder do governo e do líder da oposição no legislativo.
O líder do governo geralmente é escolhido pelo prefeito e o nome mais cotado é o do vereador Ivan Cordeiro (PTB). Já o líder da oposição é escolhido pelos partidos que compõe a bancada e o nome de Chico Estrela (PTC) é um dos mais cotados. As escolhas serão definidas ao longo da semana.
Em entrevista ao Blog do Sena, o vereador Chico Estrela confirmou que seu nome está à disposição. “Eu fui indicado pelo vereador Ricardo Babão (PCdoB), que me apontou como líder – é um amigo que conheço de longos anos – e eu me sinto muito honrado em ser indicado para ser o líder da oposição na Câmara”, comentou Estrela.
Para o vereador do Partido Trabalhador Cristão tanto sua eleição para a Câmara de Vereadores quanto a indicação do seu nome para a liderança da bancada de oposição, são resultados do seu trabalho ao mostrar os erros da administração do executivo, durante os últimos anos de governo do prefeito reeleito Herzem Gusmão (MDB):
“Premiando todo trabalho que fiz durante a minha campanha e durante mais de um ano, com denúncias, que vinha efetivamente acontecendo com o executivo e realmente acontecia nesta administração, mostrando todos os erros. E consequentemente a minha eleição veio de todo esse trabalho que eu fiz. Então, isso é um prêmio por tudo que eu fiz e hoje eu tenho essa possibilidade de ser o líder da oposição na câmara que muito me orgulha”, declarou Estrela.
O cargo é tradicionalmente ocupado por vereadores do PT, partido de oposição que tem maioria no legislativo com quatro vereadores eleitos. Até então, a liderança da oposição é comandada pela vereadora Viviane Sampaio (PT). Caso seja o novo escolhido, Chico Estrela disse que o objetivo do seu trabalho será fazer o melhor para o desenvolvimento de Vitória da Conquista:
“É um trabalho que dignifica! Isso efetivamente não quer dizer que nós vamos ser contra todas as atitudes do executivo, lógico que se o executivo mandar um projeto para a câmara, mesmo eu sendo líder da oposição, e esse projeto for benéfico para Vitória da Conquista, para o seu povo, para a sociedade, quem vai defender o projeto é o líder da câmara. Mas, o projeto precisa ser bom para a nossa cidade”, concluiu.