Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

“Eu estou clamando pelas mulheres que estão com câncer de colo de útero e precisam desse exame”, apela paciente na Câmara de Vereadores; confira o vídeo


O final da sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta sexta-feira (03) foi marcada por um apelo emocionado feito por uma paciente que tem lutado há 10 meses para conseguir realizar um exame para detectar se o tumor no colo do útero é benigno ou maligno. No vídeo exclusivo feito pelo Blog do Sena, a mulher clama pelas centenas de mulheres que estão na mesma situação que ela.

A mulher afirmou que tem um tumor e precisa que seja realizada uma histeroacopia diagnóstica, para determinar se o tumor é maligno ou benigno. No entanto, o número de vagas mensais para o exame, que é realizado no Hospital Samur através de um convênio com a Prefeitura, foi reduzido de 20 para apenas 5. Por conta disso, ela já está há 10 meses sem conseguir realizar o procedimento.

A paciente tem histórico de câncer na família e se revoltou com a demora e com a redução do número de exames. “Esse exame particular é R$ 3 mil, eu vou pagar o meu porque minha família contribuiu e eu posso pagar, mas eu estou aqui pelas mulheres que estão destinas à morte, porque o câncer de colo de útero quanto antes for detectado mais chances a mulher tem de vida. Eu tenho que pedir para vocês, porque nós votamos em vocês, foi em vocês que nós depositamos a nossa confiança”, disse emocionada aos vereadores.

O apelo foi ouvido em silêncio pelos edis. Ao final de sua fala, a paciente reforçou que não estava ali para promover baderna, mas sim para que os vereadores fossem chamados a atenção e pudessem fazer algo para solucionar o problema.

A redação do Blog do Sena entrou em contato com a Prefeitura para obter um parecer oficial sobre as razões para a redução do número de pedidos mensais para a histeroscopia na Central de Marcação, mas ainda não obtivemos retorno.

Confira o vídeo na íntegra: 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também