Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Estrada de Bate-pé a Pradoso deve ganhar nome de Leoni Ferreira dos Santos, propõe PL do deputado Zé Raimundo

Random image

A estrada que liga Bate-pé a Pradoso (trecho de 22 km da rodovia BA – 262, projetada para interligar os dois distritos conquistenses), deverá ser denominada Rodovia Leoni Ferreira dos Santos, conforme propõe o deputado estadual Zé Raimundo (PT), em projeto de lei de sua autoria. O PL 25727/25 em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) vai homenagear uma liderança local de grande relevância pela sua sua trajetória de trabalho em defesa dessas comunidades, que faleceu em 2023, e a indicação do seu nome preenche os requisitos da legislação estadual em vigor, para denominação de logradouros e equipamentos públicos, defende o parlamentar.

“Tendo se tornado referência de liderança comunitária, comprometido com o diálogo, o trabalho e a defesa dos interesses da população local. sua atuação cidadã, pautada na escuta, no serviço e na dedicação à comunidade, tornou-o figura amplamente respeitada e querida. Mesmo após seu falecimento, em 04 de maio de 2023, permanece vivo na memória coletiva como exemplo de compromisso público e amor à terra onde viveu”, justifica o PL de Zé Raimundo sobre Leoni Ferreira dos Santos.

Leoni Santos nasceu em 23 de setembro de 1932, na Fazenda Furadinho, no município de Vitória da Conquista. Homem simples, conhecedor das agruras da vida no campo, dedicou-se desde jovem à busca por melhores condições de vida para si e sua família. Estabeleceu-se na região onde atualmente se localiza o distrito de Bate-Pé, adquirindo terras e ali fixando sua moradia. “Com humildade, espírito fraterno e dedicação ao próximo, construiu sua trajetória como lavrador, sempre engajado nas causas da coletividade. Juntamente com personalidades locais, como Ney Ferreira e Ramiro Silva, foi um dos fundadores do Distrito de Bate-Pé, após intensa mobilização e persistente atuação “, rememora o PL de Zé Raimundo.

O deputado também registra que desde o surgimento da ideia de criação do distrito, o seu homenageado mostrou-se um entusiasta incansável, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da localidade. Exerceu por quase três décadas o cargo de administrador distrital de Bate-Pé. Portanto, argumenta Zé Raimundo, além de atender ao disposto no art. 70 da Constituição do Estado da Bahia (CE/89), o seu Projeto de Lei não invade competência privativa do Chefe do Poder Executivo, conforme estabelece o art. 77 da mesma.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também