Na última quarta-feira (29), o contrato com a empresa que operava a Zona Azul em Vitória da Conquista chegou ao fim. Alegando irregularidades no cumprimento das cláusulas do contrato, a Prefeitura decidiu não renovar o contrato.
Apesar de parte dos motoristas terem ficados contentes com a possibilidade de estacionar em vários pontos do Centro da cidade sem precisar pagar por isso, os primeiros dias sem o estacionamento rotativo da zona azul já tem feito os usuários passarem por transtornos. Os motoristas têm encontrado dificuldades para conseguir vagas de estacionamento em várias ruas da parte central de Vitória da Conquista.
Nesta sexta-feira (31), em entrevista à TV Sudoeste, o secretário de Mobilidade Urbano, Jackson Yoshiura, falou sobre a expectativa de contratação de um nova empresa para operar esse sistema.
“Alguns trâmites burocráticos precisam ser respeitados para garantir a lisura do processo. Estamos trabalhando internamente para disparar o novo processo licitatório para que ele seja de acordo com a norma e respeite o dinheiro do cidadão”, declarou o secretário.
Sobre a possibilidade de o município operar esse serviço em caráter emergencial, Jackson disse que existe também a necessidade de obedecer a diversos requisitos legais. “Vai existir uma entrada de dinheiro no município. A gente está em fase de preparação para que nas próximas três semanas a gente coloque esse serviço à disposição do cidadão”, declarou.
Além dos motoristas que estão tendo dificuldades para estacionar, comerciante e a própria Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) estão apreensivas com esse período de transição, uma vez que essa dificuldade pode acarretar em prejuízos e diminuição do movimento no comércio no Centro.