A prefeitura de Vitória da Conquista opera atualmente, de forma emergencial, o lote 1 do transporte coletivo, através de veículos alugados da Viação Rosa. O Governo garantiu que todos os carros seriam novos, no entanto é crescente o número de queixas dos usuários devido situações precárias como bancos quebrados, além de falhas mecânicas.Em entrevista ao programa Brasil Notícias, na manhã desta segunda-feira(19), o coordenador municipal de transporte público, Micael Batista Silveira, garantiu que todos os veículos estavam em perfeito estado e afirma que vândalos estariam deteriorando os ônibus.
Segundo Micael, uma investigação concluiu que existe uma “vandalização no sistema como objetivo de prejudicar, de pejorar a operação” e parte das “reclamações são de origem duvidosa”. O coordenador comentou sobre uma denúncia de cadeira que estava sem o forro. “Fizemos uma investigação minuciosa e aquela cadeira foi totalmente revisada antes da operação, todo o estofado estava novo, reformado, e foram rompidos 12 parafusos, a madeira não estava podre, não existe parafuso folgado”, contou.
Ele admitiu que ocorreram algumas falhas mecânicas em alguns veículos, mas garantiu que há uma estrutura montada para sanar estes problemas. ” Todos o carros passaram por uma vistoria rigorosa, foram todos revisados. Mas evidentemente que com máquinas operando intensamente vão ocorrer problemas. Por isso temos uma estrutura preparada para a manutenção e com veículos reservas”, afirmou.
Micael afirmou também que as reclamações são poucas, diante da extensão do trabalho que vem sendo executado. “Fazemos o transporte de 62 mil passageiros, o percentual de reclamações é pequeno. Evidentemente que precisa melhorar, mas está longe de ser essa crise toda. Alguma pessoas que tem tentado pejorar o sistema”, concluiu.