O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, informou que os salários dele e da vice-prefeita, Irma Lemos, tiveram redução de 20%. A redução de salários também abrange os cargos de primeiro escalão e a redução dos valores da gratificação dos cargos comissionados.
A redução salarial já havia sido proposta pelo vereador Rodrigo Moreira (PP). Todavia, sua proposta era mais abrangente, visando uma economia maior por parte do município, para que a Prefeitura pudesse destinar um volume maior de recursos para o combate e enfrentamento ao Coronavírus em Vitória da Conquista.
A proposta do vereador era de que o prefeito, a vice-prefeita, todos os vereadores e todos os cargos comissionados tivessem uma redução salarial de 50%, representando uma economia de quase R$ 500 mil mensais nesse período de crise. Em entrevista ao Blog do Sena, Moreira classificou como demagogia a redução feita pelo prefeito.
“Nosso projeto previa um corte de 50% de todos os cargos. Porque aí sim seria um corte que faria a diferença. Agora, cortar 20% de ‘20 carguinhos’ não adianta nada. Esse corte não resolve nada. É uma demagogia para enganar a população”, disparou.
O vereador lembrou ainda das gratificações recebidas por ocupantes de cargos comissionados, como a Condição Especial de Trabalho (CET) e a Gratificação Especial por Atividade (GEAT), que continuam sendo pagas mesmo com esses servidores em casa em virtude do Coronavírus.
“Muitos desses cargos comissionados recebem CET’s de 100%. Agora, que eles estão em casa, não é necessário receberem esse valor a mais. A gente defende um corte linear, em todos os cargos comissionados e políticos, para que isso não se torne uma ação demagoga e politicagem”, finalizou.