O Blog do Sena esteve presente no lançamento do Carnaval do Interior em Rio de Contas, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e dos secretários do governo do estado. Na ocasião, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, detalhou o esquema de segurança planejado para o Carnaval de 2025.
“É uma operação robusta para o Carnaval do Interior. 37 mil policiais e bombeiros estarão à disposição da população para garantir o Carnaval, não só de Salvador, mas de pelo menos 110 municípios do interior do estado com o Carnaval cadastrado para acontecer”, afirmou Werner.
O secretário destacou que todo o esquema contará com o Centro Integrado de Controle funcionando em Salvador e com centros integrados móveis em torno de Vitória da Conquista, Barreiras e Porto Seguro. “Este ano, o maior sistema de videomonitoramento já realizado. São 1.500 câmeras espalhadas nas mais diversas cidades que terão Carnaval para que a gente possa garantir a segurança desses locais”, acrescentou.
Uma novidade é o serviço de disque-denúncia, que permitirá que qualquer cidadão faça denúncias anonimamente. “A gente pede que denuncie qualquer tipo de crime nos circuitos ou fora deles, onde a gente vai fazer uma atuação rápida, uma atuação precisa”, explicou o secretário.
Para melhorar o atendimento ao público e as condições de trabalho dos profissionais de segurança, quase 600 novas estruturas foram contratadas. “Acondicionar os nossos policiais, aqueles pontos de observação, aqueles locais que podem atender qualquer tipo de ocorrência de bombeiro, de polícia civil, tudo isso aí a gente preparou para garantir, o que a gente já espera ser, o maior carnaval de todos os tempos”, destacou.
Marcelo Werner ressaltou ainda a importância do Carnaval para o interior do estado. “O interior cada vez mais fortalecido com ações como essa de fomento do Governo do Estado, e acima de tudo com segurança, com saúde, com eventos culturais importantes para a gente gerar cada vez mais renda também, turismo, as cidades, lógico, garantindo a segurança”, afirmou.
Ele mencionou a campanha “Prevenir e Agir – Venha na Paz, Venha de Boa”, lançada para conscientizar a população sobre a importância de curtir o Carnaval com respeito e moderação. A inciativa é desenvolvida pela Superintendência de Prevenção À Violência da SSP durante o Carnaval 2025.“A gente pede todas as pessoas, meios de comunicação, artistas, todas as pessoas venham aproveitar o seu Carnaval respeitando o próximo, com moderação, porque a segurança e os serviços estarão prontos para fazer a atuação e garantir a festa”, enfatizou.
Ao ser questionado sobre o deslocamento da tropa em cidades que não têm Carnaval, como Vitória da Conquista, o secretário explicou que a Bahia é referência para o Brasil e até para outros países. “Nós somos especialistas, as forças de segurança da Bahia são especialistas em grandes eventos. Nós recebemos anualmente comitivas de outros estados e de outros países, inclusive, para entender a logística que nós temos. A polícia militar, a polícia civil, fazendo o manejo, fazendo o deslocamento para garantir a segurança nos circuitos, mas também sem prejuízo daquelas pessoas que não gostam da festa”.
Com o esquema robusto de segurança, o Governo do Estado espera garantir a tranquilidade e o sucesso do Carnaval 2025, que já é considerado o maior de todos os tempos.