Após muita espera e cobranças, a Prefeitura de Vitória da Conquista enviou para a Câmara de Vereadores o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). O PDDU estava engavetado após a Casa Legislativa solicitar alterações e correções.
O Plano é obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes e tem como objetivo orientar as ações do poder público visando compatibilizar os interesses da população e garantir de forma justa os benefícios da urbanização, os princípios da reforma urbana, o direito à cidade e à cidadania, à gestão democrática da cidade.
Com o mercado da construção civil a todo o vapor, os empresários do ramo aguardam com grande expectativa as diretrizes do PDDU, que devem impactar na atividade. Em entrevista ao Blog do Sena, o empresário Pedro Pithon, que representa a PEL Construtora, disse acreditar que a Prefeitura estará aberta às sugestões que os construtores farão em relação ao PDDU.
”O PDDU não diz respeito somente aos construtores, diz respeito a todos os cidadãos, pois irá disciplinar o crescimento de nossa cidade. Eu não tive acesso ainda, mas ele vai para a Câmara e poderá ser mudado. Eu espero que o poder público tenha a sensibilidade de aceitar as sugestões. Houve cidades, como Caruaru, que fez um PDDU errado, que empacou a cidade e tem 2 anos que a cidade não sai do lugar”, disse.
Na Câmara, o PDDU passará pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, que irá emitir um parecer sobre sua legalidade. Após isso, o parece será votado pelos vereadores. Nesse processo, audiências públicas devem ser convocadas para discutir o Plano e fazer as mudanças necessárias.