Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

“Esperamos que a prefeita cumpra o piso, respeitando a carreira”, declara Simmp após pedir apoio dos vereadores

Random image
Foto: Blog do Sena

A prefeita Sheila Lemos (União Brasil) anunciou, nesta sexta-feira (19), que Vitória da Conquista vai pagar o Piso Nacional do Magistério aos professores da rede municipal de ensino. O anúncio foi feito através das redes sociais da gestora. Segundo a prefeita, a decisão foi tomada após uma série de estudos técnicos realizados pelas secretarias de Educação, de Gestão e de Finanças garantindo que seria “seguro” pagar o piso, que representa um reajuste de 14,95%.

O anúncio chega após duas rodas de negociações com nenhuma proposta da Prefeitura, muita manifestação do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP) e uma paralisação da categoria, realizada na última terça-feira (16), além da divulgação de outdoors pela cidade denunciando a situação do trabalho nas escolas, como salas lotadas, transporte escolar precário e até assédio moral.

Na manhã desta sexta-feira (19), o Simmp fez uma caminhada da Prefeitura até a Câmara Municipal de Vereadores. O objetivo foi conversar com os edis para fiscalizar o cumprimento do piso para todos os professores e também a manutenção do plano de carreira. Em entrevista ao Blog do Sena, a vice-presidente do Simmp, Greissy Leoncio Reis, explicou que no ano passado, a prefeita Sheila concedeu o reajuste apenas para professores iniciais e não cumpriu a lei de forma integral.

“Que não se repita o que aconteceu no ano passado. Onde, a prefeita deu o piso apenas para células iniciais e descumpriu a nossa carreira. Ou seja, professores de carreira perderam direitos, perderam valores bem significados nos seus salários. Então, esperamos que a prefeita cumpra o piso dentro da carreira, respeitando a carreira. Ou seja, cumpra uma lei respeitando a outra. Não desrespeitando como ela fez no ano passado e ainda maquiou esses dados, levando a comunidade conquistense a acreditar que realmente ela havia cumprido o piso de forma integral”, declarou Reis.

O vereador Valdemir Dias (PT), afirmou que irá acompanhar a situação. Ele declarou que achou estranho a Prefeitura não confirmar o reajuste durante as mesas de negociações, mas divulgando por meio das redes sociais e imprensa.

“O que causa estranheza, também, é  que porque a prefeita não anunciou esse piso na mesa de negociação, como é de costume com o sindicato. Mas, anunciou por meio da imprensa, de rede social? Então, os professores e nós da comissão aqui da Câmara queremos entender como que está se dando esse reajuste do piso. […] o que está acontecendo no munícipio é esse desarranjo de toda uma tabela e não está sendo cumprido o plano de carreira dos professores. Nós esperamos que o aumento do piso seja dado integralmente em toda a carreira”, explicou Dias.

O vereador Dr. Augusto Cândido (PSDB) também declarou que uma das ações do seu mandado será a fiscalização do cumprimento da lei. “Nós entendemos que a educação precisa ser uma das áreas mais protegidas do nosso município porque não se transforma uma comunidade sem educação. Estamos juntos com os professores e vamos intermediar, juntos com eles, junto com o executivo e procurar uma solução. Precisamos ouvir os dois lados e o executivo precisa se fazer presente, com as secretarias presentes”, disse Cândido.

Na tarde desta sexta-feira (19), o Simmp se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Sec). De acordo com vice-presidente, o sindicato ainda se reunirá para definir os próximos passos da Campanha Salarial 2023.“Ainda hoje nós teremos uma reunião de rodada de negociação onde nós vamos entender esse anúncio da prefeita, se é realmente um cumprimento integral ou se é um fake News como foi no ano passado”, finalizou Reis.

Assista a seguir a entrevista na íntegra:


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também