A cobertura sanitária do município de Vitória da Conquista será ampliada com novas obras contemplando os bairros Simão e Campinhos para beneficiar aproximadamente 9 mil habitantes. A empresa vencedora da licitação para esta 2ª etapa da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitários (SES) conquistense é a Honda Construtora e a ordem de serviço para tocar as obras deve sair até o final de março, segundo informou o presidente da Embasa, Gildeone Santos, ao deputado federal Waldenor Pereira.
A ampliação da rede de Campinhos e Simão vai exigir um investimento total de R$ 18 milhões, originários de recursos da própria Embasa e do Governo Federal, através do PAC2-Seleção4, de acordo com as informações detalhadas ao parlamentar, que demonstrou empenho para concretizar a ampliação da cobertura sanitária de Vitória da Conquista.
Para Waldenor Pereira, a 2ª etapa de ampliação do SES beneficiará diretamente a população dos bairros envolvidos e manterá Vitória da Conquista em posição de destaque no ranking nacional de saneamento básico, tendo sido classificada entre os 20 municípios com melhor saneamento básico do país pelo Instituto Trata Brasil. Ele lembra que a universalização do saneamento foi uma iniciativa dos governos do PT, na gestão de Zé Raimundo prefeito (2002/2008), com o apoio do presidente Lula.
“Foi uma conquista memorável, resultante do esforço que fizemos nas articulações com o presidente Lula e o governador Wagner, tanto do nosso mandato de deputado estadual, à época, como também da competente iniciativa da gestão municipal de Zé Raimundo de apresentar um projeto para a universalização do saneamento básico na cidade”, lembra Waldenor Pereira, hoje exercendo o quarto mandato de deputado federal.