Esmeraldino Correia é considerado um dos principais apoiadores do ex-prefeito de Vitória da Conquista Herzem Gusmão. Ele é bastante conhecido por seu trabalho como Oficial da Polícia Militar da Bahia, como professor e por sua vida na política. Na gestão do amigo atuou em três relevantes cargos: Secretário de Serviços Públicos, Secretário de Mobilidade Urbana e Secretário da Educação. Esses fatos da sua história já são bastante conhecidos pela população.
Mas, o que muitos talvez ainda não saibam é que Esmeraldino Correia também é escritor. Ele já tem publicado dois livros, Sombra e solidão, e Em busca do sol. Além de outros 6 que já foram escritos. E sua dedicação pela literatura já o levou para alguns concursos e festivais literários. Em entrevista ao Blog do Sena, Esmeraldino revelou que vai participar do Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2022 e contou sobre sua paixão pela literatura.
“Na escrita, a palavra tem uma capacidade imensa de convencer, de emocionar, de tocar corações. Por isso eu gosto de ler muito, gosto da leitura. A leitura esclarece, abre horizontes, cria possibilidades. E a literatura ela é fundamental porque ela traduz de forma enriquecida, elabora e emocional o dia a dia nosso”, contou.
Esmeraldino é pré-candidato a deputado federal pelo Solidariedade. Ele ainda ressaltou a ligação que existe entre a literatura e a política. “ O político tem que ser e precisa ser emoções, comprometidas com o povo, com a comunidade, com o querer bem. O político precisa gostar de pessoas. E o artista literário gosta essencialmente de pessoas porque escreve sobre pessoas, fala sobre pessoas. Tem uma associação imensa entre o ato político e o ato literário, artístico, a vida em si”, disse.
Criado em 1947, na comemoração do cinquentenário da capital, o Prêmio Cidade de Belo Horizonte é o concurso literário mais antigo do país. Um de seus principais atributos é o fato de premiar apenas obras inéditas. A cada edição, o prêmio revela novos escritores e obras, dando visibilidade à produção literária. Apesar de esperar ser bem avaliado pela banca de jurados e conquistar o prêmio, Esmeraldino acredita que a experiência já é uma grande vitória.
“Tem lá o olhar crítico dos que analisam, os jurados, mas eu espero, já tive menções honrosas em concursos literários e estou buscando. E se não, vamos elaborar, construir, edificar e especializar mais ainda”, declarou.
Assista a seguir a entrevista na íntegra: