Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Escorada com estroncas, “nova” creche do bairro Panorama está interditada há mais de 2 anos

Random image
Foto: Blog do Sena

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Edna Gomes Ribeiro, no bairro Panorama, no bairro Panorama, em Vitória da Conquista, está interditado por problemas estruturais há dois anos.

O equipamento foi construído na gestão de Herzem Gusmão (MDB), com recursos oriundos Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), adquiridos no mandato do ex-prefeito Guilherme Menezes. A creche foi inaugurada no dia 25 de fevereiro de 2021, pela prefeita Sheila Lemos (União Brasil).

Foto: Blog do Sena

No entanto, logo após,  a estrutura da creche começou a apresentar problemas na estrutura física. Devido aos riscos que o local oferecia para as crianças, o prédio foi interditado. Com isso, as crianças que estudavam no local foram transferidas para o prédio do Rotary Club Vitória da Conquista, que fica na Avenida Siqueira Campos. O local foi alugado e improvisado para funcionar uma “creche”.

O problema é que a situação segue sem solução e vem causando transtornos para as mães. O Blog do Sena esteve no local nesta quinta-feira (25) e constatou que o equipamento construído com recursos públicos está abandonado. É possível ver as rachaduras nas paredes do prédio e umas delas está escorada com estroncos.  Além disso, o matagal tomou conta do equipamento. Não existe vestígios de intervenções de melhorias no local.

A creche foi construída com uma estrutura para contemplar salas de aula, sala de professores, sanitários, cozinha, solário, lactário, lavanderia, entre outros espaços, em uma área construída de 668,30 m², sobre um terreno de 1.575,00 m². Foram investidos mais de R$ 1,7 milhão na obra. Mesmo com o investimento e diante da importância que o equipamento tem para os moradores da localidade, segue fechado. Até o momento, a Prefeitura de Vitória da Conquista ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Foto: Blog do Sena

Além da creche, o bairro Panorama também sofre com a falta de infraestrutura. As ruas estão tomadas por buracos, alguns de grande profundidade, e são muitas pedras e terra espalhadas. A situação vem causando transtornos para quem mora e precisa passar pelo local todos os dias, seja a pé ou com veículos.

Outro grande problema, é a demora na execução da obra de drenagem do bairro. Realizada pela Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc), a obra está paralisada. O serviço foi iniciado em junho do ano passado e tinha o prazo de conclusão de 12 meses. Mas, como segue em ritmo lento, o prazo não será cumprido.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também