O redimensionamento do ensino municipal de Vitória da Conquista, que envolve diretamente as escolas da zona rural, vem gerando grande polêmica. Comunidades que tiveram os alunos transferidos para escolas nas sedes dos distritos estão protestando contra a medida. Na manhã desta quarta-feira (29), o secretário de educação, Coronel Esmeraldino Correia, se pronunciou a respeito do assunto. Em entrevista ao Blog do Redação Brasil, ele frisou por várias vezes : “Não estamos fechando escolas, estamos nucleando.
O Secretário justificou a ação do governo municipal afirmando que um dos principais problemas da educação são as escolas espalhadas. “Conquista tem um histórico ruim de IDEB, dificuldades de alfabetizar, e um dos fatores que gera isso são as escolas espalhadas e multisseriadas”, disse.
O Coronel afirmou que tem o governo Herzem tem como propósito “educar as crianças”. “Vamos reunir essas escolas menores em uma escola de infraestrutura melhor, em condições abrangentes”, prometeu.
Vai ter transporte? – O município enfrentara sérios dificuldades com o transporte escolar, devido a problemas no último edital de licitação do serviço. Nuclear as escolas chegará um demanda ainda maior de transporte para estes alunos da zona rural. Questionado sobre o tema, Esmeraldino reconheceu que há falhas no transporte, mas garantiu que a situação será resolvida. “Nuclear é juntar. Ter um núcleo maior, fortalecido e com transporte capaz”, disse.