Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Entrevista: Após reunião com força-tarefa, Prefeita Sheila Lemos fala sobre as barragens rompidas pela chuva

Random image


Este sábado de Natal foi de reunião entre a prefeita Sheila Lemos, as secretarias do governo e o presidente da Câmara de Vereadores Luis Carlos Dudé, com a participação da Polícia Militar e a Defesa Civil  para criar um plano de ação relacionado aos rompimentos de barragem que levaram a grandes alagamentos e deslizamentos de terra na região. Os rompimentos foram causados por danos apresentados nas estruturas das represas e pelas fortes chuvas que assolam Vitória da Conquista e região desde meados de outubro.

O Blog do Sena acompanhou a reunião e conversou com a prefeita, que demonstrou preocupação com o rompimento de outras barragens e com o impacto que isso pode trazer para cidades da região. “A preocupação de hoje está maior porque o que tá acontecendo é que pequenas barragens estão se rompendo e isso forma um efeito cascata para maiores barragens. A maior preocupação nossa hoje é com a barragem da Fazenda Beija-Flor. Se essa barragem se romper hoje, ela leva todo esse volume de água para o Rio Pardo que já está recebendo todo volume de água da barragem de Machado Mineiro. Então a nossa maior preocupação é com a região de Itambé, onde o Rio Pardo passa.”

Sheila informou que já existem pessoas desabrigadas na cidade. “Algumas casas que estão alagadas e nós estamos removendo as pessoas na casa e colocando nas escolas e nas quadras. Principalmente na região da Lagoa das Flores e do Pradoso, essa região recebeu um volume muito grande de água e essa água acabou invadindo as residências.”

A gestora ressaltou que a cidade estava pronta para o volume de chuva, mas não para o rompimento de barragens. “O que aconteceu agora foi que o volume de chuva tá vindo todo de uma vez. Já tem vários povoados que estão isolados – quem tá no povoado não consegue sair e nós não conseguimos entrar. Então nós estamos com uma força-tarefa enorme, utilizando todo nosso pessoal para dar assistências a essas pessoas no povoado. As escolas estão sendo monitoradas para serem usadas como ponto de apoio para todas as pessoas. Nós estávamos preparados para o volume de chuva, mas o que tá acontecendo é o rompimento das barragens. O que acrescenta a esse volume de água. Por isso estamos preocupados com a população ribeirinha.”

A prefeita também também informou que está em contato com prefeituras de outros municípios e com os governos estadual e federal. Sheila reforçou que a maior preocupação é manter as pessoas em segurança. “Já entramos em contato com o prefeito de Itambé, de Itapetinga, de Barra do Choça para oferecer apoio e para que as barragens sejam conferidas. Já entramos em contado com o presidente da UPB para que passe o comunicado a toda população ribeirinha. A nossa preocupação é além da população de Conquista, com toda a região atingida pela situação. Já contatamos a Defesa Civil baiana, a Defesa Civil nacional, o senador Ângelo Coronel. Já entramos em contato com todos os que podem nos ajudar a não perder nenhuma vida. Estão monitorando e já estão nos ajudando para que tudo corra da melhor forma possível.”

Somam-se ao problemas, os deslizamentos de terra que provocaram a interdição da Serra do Marçal. Sobre o assunto, a chefe do executivo municipal assegurou que já está tentando solucionar o problema com o Governo do Estado. “Já não temos mais acesso Vitória da Conquista a Itambé, por causa dos deslizamentos de terra. O governo estadual já foi acionado também em relação aos deslizamentos e a reativação das estradas. Em primeiro lugar sempre a segurança e a vida dos nossos baianos.”


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também