A prefeitura de Porto Seguro sancionou no último dia 10 a lei que regulamenta o transporte complementar na cidade. A atividade seguirá padrões de organização, planejamento, controle e fiscalização. Além disso, foram estabelecidos itinerários com rotas, pontos de embarques e planilhas de horários.
Serão 150 veículos atendendo diversas rotas, sendo que aquelas que possuírem maior demanda, contarão com um maior número de veículos.
Enquanto isso, Vitória da Conquista, a terceira maior cidade da Bahia, segue enfrentando uma verdadeira crise no sistema de transportes. Os ônibus da Viação Rosa, contratados pela Prefeitura com a promessa de serem novos, quebram diariamente em diversos pontos da cidade e ainda travam o trânsito.
A regulamentação das vans, que foi uma das promessas de campanha do atual prefeito Herzem Gusmão, segue sem previsão para acontecer. Em abril desse ano, a Prefeitura chegou a afirmar que um estudo técnico, recomendando pelo Ministério Público, determinaria a necessidade e a viabilidade da regulamentação, o que até agora não aconteceu.
Está marcada para o próximo dia 1º uma audiência pública com o objetivo de apresentar e discutir um estudo feito pela Emurc em parceria com a Via 11, que faz parte do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A elaboração do plano é mais uma etapa para a licitação do Lote 1 do sistema de transporte coletivo, operado atualmente em caráter emergencial, pela Viação Rosa.
Enquanto isso, os usuários do transporte coletivo continuam enfrentando transtornos ou se arriscando em veículos que fazem o transporte irregular de passageiros.