Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Enquanto obras do Governo Federal seguem paralisadas, moradores sofrem com falta de pavimentação e buracos em Conquista

Random image

As obras do Governo Federal, executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), seguem paralisadas em Vitória da Conquista. O problema piora ainda mais devido as fortes chuvas que vem caindo na cidade nos últimos dias e causando transtornos para os moradores.

As obras de pavimentação e recapeamento asfáltico de vias públicas da cidade serão executadas pela Codevasf, por meio da emenda parlamentar de $ 14.325.000,00 do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil), articulada pela prefeita Sheila Lemos (União Brasil). Inclusive, o parlamentar foi reeleito, na eleições deste ano, e contou com o apoio da gestora.

A ordem de serviço para as obras foi assinada no dia 20 de junho deste ano. Parte do valor foi destinado para a pavimentação do Bairro Santa Terezinha. Das 57 vias previstas para pavimentação asfáltica no bairro, apenas 12 ruas receberam o asfalto, mas não foram concluídas.


O problema é que com a chuva a situação das ruas está piorando. No Santa Terezinha, alguma ruas estão tomadas pelos buracos. Além disso, o material utizalado para a execução da obra está sendo levado pela água da chuva.
A situação se repete no bairro Primavera. A via que dá acesso ao Condomínio Vila Verde também foi contemplado com a emenda. No entanto, a obra ainda não foi iniciada e no local restou apenas uma placa informando o valor da obra.


Sem o asfalto, a população do local continua sofrendo. Os transtornos no local aumentaram devido as fortes chuvas da semana. Nesta terça-feira (29), por exemplo, um carro foi “engolido” por uma cratera. Devido a profundidade do buraco, o pneu de um carro ficou preso. Apesar do susto, ninguém se feriu.

Outras obras previstas no mesmo orçamento é o recapeamento da Avenida Otávio Santos ,L  uma das mais importantes da cidade, localizada no centro da cidade, e da Avenida Brasil. No entanto, a história se repete, ou seja, a obra ainda não foi iniciada. Quem passa pela via diariamente sofre com as péssimas condições da pista.


Enquanto as obras da Codevasf não saem do papel, os moradores de Vitória da Conquista vão continuar enfrentando mais transtornos. No entanto, essa realidade não é apenas isolada. Várias obras da empresa espalhadas pelo país também seguem paralisadas. Além disso, as que estão sendo realizadas estão sendo alvo de críticas rem relação a falta de qualidade. Muitas delas estão precisando ser refeitas.


Atualmente, a Codevasf é considerada um dos principais instrumentos para escoar a verba recorde das emendas, distribuídas a deputados e senadores com base em critérios políticos e que dão sustentação ao Governo no Congresso.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também