Nesta quarta-feira (1), grandes filas se formaram em alguns postos de Saúde de Vitória da Conquista para a vacinação contra a Covid-19. Além das pessoas que fazem parte do público alvo para a data, muitos servidores e empregados públicos do Estado da Bahia também correram em busca da vacina, após decreto que exige comprovação da vacinação contra a Covid-19.
No entanto, a população denunciou que no Posto de Saúde do bairro Conveima não havia profissionais suficientes para aplicar o imunizante. Segunda uma cidadã, que estava na fila, o posto de saúde só tinha uma única profissional para realizar a vacinação. “Tinha as doses da vacina, mas não tem funcionário. Só tinha um vacinador na sala da vacina”, disse.
De acordo com a denunciante, a situação foi a mesma no posto de saúde do bairro Urbis II. Nesta quarta-feira (1), a 3ª dose da Pfizer foi destinada para as pessoas de 59 anos ou mais, que tomaram a 2ª dose até o dia 1º de julho, e a 2ª dose da Pfizer para pessoas com data de retorno até 23 de dezembro e a 2ª dose da Fiocruz/Oxford, para as pessoas com data de retorno até o dia 2 de dezembro. De acordo com a Prefeitura, a vacinação acontece das 8h às 12h e de 14h às 16h.
Além da falta de profissionais para atender a população, outra moradora denunciou que o Posto de Saúde do Conveima não está seguindo o horário de vacinação. Segundo ela, ao procurar a unidade de saúde às 15h30, na terça-feira (30), para completar seu esquema vacinal, não recebeu o imunizante e foi orientada a voltar no dia seguinte.
A moradora relatou que a justificativa da profissonal de saúde que realizou o atendimento foi que o horário já estava avançado e não dava mais tempo para aplicar a vacina. E ela precisou retornar ao posto nesta quarta para que o imunizante fosse aplicado.
“Falta de compromissos dos profissionais do posto de saúde do Conveima. Ontem (terça) cheguei lá pra tomar a vacina era 15h30 eles falaram que não dava mais tempo, sendo que a vacinação encerra às 16h00 mais que eu poderia ir hoje”, contou.
O Blog do Sena entrou em contato com a Prefeitura de vitória da Conquista para explicar a situação denunciada pelos moradores. Por meio de nota, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o baixo quantitativo de doses que chega ao Município é distribuído nas unidades de saúde e a vacinação ocorre nesses locais enquanto houver estoque.
A nota diz ainda, que a procura nos pontos de vacinação, principalmente para a aplicação da segunda dose, aumentou nos últimos dias, e, por conta disso, no período da tarde a quantidade de vacinas é menor nesses locais. Caso as pessoas não encontrem vacina em uma dessas unidades de saúde, podem se dirigir a outro local de vacinação.
A respeito das denuncias de não cumprimento dos horários e da falata de profissionais para aplicar a vacina, a SMS ainda não respondeu.