Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Encontro Estadual do PT em Vitória da Conquista discutiu os rumos do partido com a presença de dirigentes, lideranças estaduais, municipais e de autoridades

Random image


A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista sediou o Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), na manhã deste sábado (15). O evento reuniu dirigentes, lideranças estaduais, municipais, a militância e autoridades incluindo o presidente municia Isaac Bonfim, o deputado estadual Zé Raimundo, o deputado federal Waldenor Pereira, o prefeito de Planalto Cloves Andrade e vários vices-prefeitos e vereadores de cidades da região sudoeste e do estado.

O objetivo do encontro foi discutir os rumos do partido e debater o próximo Processo Eleitoral Direito (PED), pelo qual os filiados escolhem quem vai dirigir o partido. Isaac Bonfim falou sobre a importância do evento. “Hoje a gente vai fazer esse debate aqui com diversos companheiros e companheiras, não só da Vitória da Conquista, mas a gente também tem companheiros do sudoeste baiano, a gente tem companheiros da Chapada Diamantina, da Serra Geral, do Vale do Gavião, então no momento que a gente vai oportunizar esses companheiros e fazer um debate”, afirmou. “Acima de tudo, estamos pautando as questões sociais. E esses encontros sempre fazem parte de um processo interno que o partido tem, de sua eleição, que é o PED, que acontece esse ano mais uma vez. Essa movimentação, ela acontece exatamente pra mostrar que é um partido aberto à sociedade”, acrescentou o vereador Fernando Jacaré.

Além de anteceder o PED, o encontro também traz à baila as conquistas obtidas pelo PT e quais os caminhos a serem seguidos de agora em diante. O deputado Zé Raimundo acredita ser o momento de “preparar o nosso partido para os debates de uma agenda de transformação e, naturalmente, o processo eleitoral interno”.

Troca de conhecimentos

Com a reunião de grandes lideranças, a troca de conhecimentos e o compartilho de visões acerca de como está se dando o governo estadual e federal. Alguns dos participantes têm como perspectiva sairem do encontro com um entendimento ampliando da conjuntura política atual.

“Esses encontros fortalecem a militância. A gente recebe muito conteúdo por parte dos deputados, de lideranças nacionais que chegam a esses eventos. E eu tenho certeza que é um momento, é um ano pré-eleitoral, teremos as eleições do 2026. E o debate hoje é o Brasil, é a Bahia, a região sudoeste, Vitória da Conquista, os municípios, o circunvizinhos. E tenho certeza que teremos aqui um debate, uma discussão, em prol do nosso projeto de governo, o projeto do governo Lula, do governo Jerônimo, para sairmos com muita informação para essa disputa que vai se dar daqui para frente. Portanto, a gente vem para esse encontro ansioso que vamos ouvir debates e participar de debates que vão enriquecer a nossa militância política e dar subsídio para o enfrentamento do dia a dia”, ponderou.

O secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia e o deputado estadual Osni Cardoso vê o encontro como um exercício prévio para o PED que acontecerá em breve. “A gente é formado por grupos internos que têm um maior respeito à dinâmica e aos debates, e os grupos acabam se reunindo para contribuir, dentro do processo de composição de governo, de programa de governo, mas também de direção partidária. E o que nós estamos fazendo agora é um exercício, porque nós estamos num processo de filiação interna, terá a eleição a nível municipal, estadual e nacional em julho, e a gente vai debater um pouquinho os rumos desse partido, qual é a contribuição, e o que a gente acredita é que precisa melhorar, por isso que a gente está fazendo mais um encontro”, avaliou.

Enfrentamento

Os ataques recebidos pelo governo Lula e pelo governo Jerônimo Rodrigues por parte da extrema-direita também forma debatidos por parte das lideranças.

O deputado Waldenor Pereira destacou a importância de combater os ataques. “O nosso governo está fazendo uma grande gestão, o crescimento de mais de 3,5%, inflação contida, desemprego é um dos menores dos últimos doze anos, né? E uma expectativa de melhorar a vida do povo brasileiro, nós não podemos nos render a essa narrativa depressiva, negacionista que tenta desestabilizar o nosso governo. Precisamos nos fortalecer, organizar o nosso partido, reestruturar o partido para, mais uma vez, resistir a essa onda reacionária, conservadora, truculenta, que infelizmente está se abatendo sobre o nosso país”, disparou.

O encontro em Vitória da Conquista foi o segundo do ano de 2025. A expectativa é que várias cidades circunvizinhas venham a receber novos encontros ao longo do ano.

Confira mais fotos: 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também