Nesta quinta-feira (01), foi realizado o Encontro dos Dirigentes de Cultura do Sudoeste Baiano, no município de Belo Campo. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura da Bahia sob a coordenação da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura – SUDECULT e Diretoria de Territorialização da Cultura – DTC, teve como objetivo fortalecer a implementação dos Sistemas Municipais de Cultura no território, além de orientar os dirigentes para implementação da Lei Paulo Gustavo. O Encontro, articulado pela Representante Territorial de Cultura (RTC) Thaís Pimenta, contou com a presença de Vitor Barreto (Coordenador de Sistemas e Projetos Especiais da DTC/Sudecult), Quinho (prefeito de Belo Campo e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Alisson Pires (Agente de Desenvolvimento Territorial – ADT/ Seplan), Creuzilda Santos e Jozimar Basoni (dos Coordenadores do Colegiado de Desenvolvimento Territorial- Codeter-Sudoeste) e do Reinaldo Ribeiro( Diretor Regional da União das Controladorias Internas da Bahia (UCIB).
Em suas redes sociais, o anfitrião do evento, o prefeito Quinho falou sobre a honra de receber a atividade em Belo Campo. “O Encontro demarca a descentralização dos encontros de cultura da região Sudoeste e a movimentação das discussões sobre políticas públicas culturais em diferentes municípios”, destacou.
Além das formações sobre a sistematização das políticas culturais e Lei Paulo Gustavo, o Encontro promoveu debate sobre a territorialização da cultura e troca de experiências sobre iniciativas e ações nos municípios. A Secretaria de Educação e Cultura de Belo Campo contou sobre a realização da Flibelô, que terá sua 2ª edição em outubro; Erivelton Alves (Secretario de Educação e Cultura de Mortugaba) apresentou detalhes sobre o Cine Teatro Floribes Guerra de Brito, construído com recursos próprios do município e inaugurado recentemente; Já as Coordenações de Cultura de Poções e Planalto destacaram a realização de eventos que valorizam a cultura local, como a Mostra Cultural (Poções) e o Primavera Vai à Feira (Planalto).