Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Encerramento de voos diretos de Conquista para Salvador tem gerado preocupação. “É muito prejudicial para nossa região”, diz José Maria Caires

Random image

Os voos diretos de Vitória da Conquista para Salvador, realizados pela Azul Linhas Aéreas poderão sair da malha da companhia brasileira em novembro. Apesar de não ser oficial ainda, a situação tem gerado grande preocupação na cidade e região.

Nos sites de vendas de passagens aéreas, existem voos diretos apenas até o dia 28 de outubro de 2023. A partir dessa data, as passagens disponíveis estão sendo vendidas apenas em voos com conexão. Atualmente, o Aeroporto Glauber Rocha conta com operações das três principais companhias aéreas brasileiras: GOL, LATAM e AZUL

No entanto, as empresas LATAM e GOL, realizam voos de Conquista para Salvador com conexão em São Paulo e apenas a AZUL faz atualmente voos diretos de Conquista Salvador. Com o encerramento dos voos diretos realizados pela AZUL, todos os voos de Conquista para a capital da Bahia serão bastante demorados.

Em nota enviada à imprensa, o empresário José Maria Caires explica a situação. Segundo ele, a situação é complexa. “Nas contas das companhias, concentrar todos passageiros nos seus HUBs, de lá fazer a redistribuição dos passageiros, aproveitando ao máximo suas ocupações, é muito mais econômico e rentável. É uma situação complexa, outro exemplo é a crise aeroportuária no Rio de Janeiro, onde o aeroporto internacional do Galeão corre o risco de ser desativado por falta de voos e o Santos Dumont no centro da cidade já beira o estrangulamento”, disse Caires.

Segundo o empresário, o encerramento dos voos diretos proporcionará grandes prejuízos para a população e pede que o Governo do Estado ajude a resolver o problema. “Encerrar os voos diretos e acabar a única opção existente, é muito prejudicial para nossa região. O governo pode e deve ajudar resolver essa equação, haja visto que as companhias são beneficiadas com subsídios dos combustíveis”, destacou Caires.

A demora nos voos com escala  já é uma preocupação e sem o único voo direto a situação vai piorar, explicou Caires.  “Como ficará Vitória da Conquista? Considerando a malha aérea atual, com a existência de voos pra São Paulo e de lá, vários outros da mesma companhia  pra Salvador, elas estão oferecendo essa alternativa, com essa conexão em Guarulhos-SP, sendo que o menor tempo de viagem é de cinco horas e meia, quando no voo direto é em torno de 40 minutos.

O empresário aponta como uma das alternativas para resolver o problema,  a volta da empresa VOEPAS Linhas Aéreas , a Passaredo, para realizar as operações. “Precisamos urgentemente buscar uma solução, a mais viável é trazer de volta a VOEPASS, essa não conseguia viabilizar a operação em nossa cidade, pois os passageiros optavam pelas empresas GOL e AZUL por serem aeronaves maiores. Agora nessa perspectiva de conexão em Belo Horizonte ou São Paulo, vislumbra a viabilidade da VOEPASS (PASSAREDO). Precisamos do seu apoio, é bom pra Conquista”, disse Caires.

Durante visita a Barra do Choça,  para a inauguração da nova unidade do Colégio de Tempo Integral, a entrega de um ônibus escolar e pavimentações de ruas., na segunda-feira (7), o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) foi questionado sobre essa situação, durante a coletiva de imprensa. Segundo o gestor, o governo voltou a conversar com as empresas. E destacou a ajuda dos prefeitos e dos empresários para resolver o problema.

“Eu acho que nós temos que chamar as empresas e dizer assim: qual é o motivo? É porque está tendo pouca demanda? O de Guanambi, por exemplo, os voos estão saindo cheios constantemente. Lá ontem, nós fizemos uma reunião com os prefeitos para garantir, quem saiba até os prefeitos possam comprar uma cota de bilhetes, já que eles usam isso constantemente. Podemos ver isso, se for o caso, para que prefeitos e empresários possam nos ajudar a divulgar mais para que a região não seja prejudicada a retirada de um voo”, declarou Rodrigues.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também