Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Em uma noite especial, moradores do bairro Patagônia prestigiam e abraçam a série de Concertos Natalinos de Paz. “Estamos muito felizes”, declara Waldenor Pereira

Random image

Os moradores do bairro Patagônia, em Vitória da Conquista, prestigiaram a série “Concertos Natalinos pela Paz”, na noite dessa quarta-feira (21). Vários Jovens, adultos, crianças e idosos reuniram a família e amigos para acompanhar a apresentação  da Orquestra Conquista Sinfônica (Arcos). Uma noite mágica e inesquecível para muitos que tiveram contato com a música erudita pela primeira vez.

A apresentação integra a programação da série que é uma realização da Arcos em colaboração com o Instituto Incluso (Instituto Conquistense de Inclusão Social), que conta com recursos do Governo do Estado, por meio da Sufotur (Superintendência de Fomento ao Turismo), e apoio por meio de emendas parlamentares do deputado federal Waldenor Pereira (PT) e do deputado Zé Raimundo (PT).

Sob a batuta do maestro João Omar, os 25 músicos da orquestra estão levando às comunidades rurais e dos bairros conquistenses a beleza da música erudita e das composições populares com o intuito de aproximar o público do universo sinfônico. Além do bairro Patagônia, o Nova Cidade e Bairro Brasil também já foram contemplados, além dos distritos de José Gonçalves, Batuque, Inhobim e Dantelândia.

Em entrevista ao Blog do Sena, o deputado Waldenor destacou a grande participação da população no evento. Para ele, a comunidade conquistense abraçou o projeto e mostrou que a música erudita também tem espaço.

“Estamos satisfeitos porque estamos levando arte e cultura para os bairros mais populares da cidade, para os distritos rurais, que por falta de oportunidade, nunca tiveram a chance de assistir a um concerto sinfônico. As apresentações têm sido muito participativas e a população acolheu o nosso convite e está participando em grande número, apreciando, valorizando, aplaudindo e mostrando que quando uma oportunidade é oferecida, o povo prestigia. A população gosta sim, de orquestra, de música erudita, de música clássica. Falta uma oportunidade”, declarou Pereira.

Para Waldenor, a cultura do município deve ser apoiada, incentivada e valorizada. Ele explica que a arte também faz a diferença na vida das pessoas. Por isso, destacou o apoio que o seu mandado, ao lado de Zé Raimundo, tem realizado para a realização de feiras literárias, eventos musicais, teatro, cinema e para a manutenção do Núcleo Territorial NEOJIBA (NTN) de Vitória da Conquista.

“Como eu sempre tenho destacado a música dos Titãs, a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte. Por isso, eu e o companheiro Zé Raimundo apoiamos muitas iniciativas vinculadas à cultura e à arte. Nós apoiamos o Núcleo Neojiba, esse ano, por exemplo, coloquei R$ 200.000,00  de emenda para ajudar na manutenção do núcleo. Esse núcleo tem mais de 250 estudantes de música. Nós apoiamos o Festival Estudantil de Música, que foi realizado recentemente na sua terceira edição. Apoiamos a Mostra de Cinema, Teatro, Feiras Literárias por toda a Bahia e agora, recentemente, realizamos a Feira Literária de Vitória da Conquista, reconhecendo a importância da arte e da cultura para a formação humana”, destacou Pereira.

Ao todo serão 10 apresentações desta programação especial de Natal, faltando agora os bairros Urbis e Alto Maron. A programação será encerrada com uma apresentação no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

“Estamos muito satisfeitos, muito felizes, porque a população de Vitória da Conquista, que na sua maioria nunca teve a oportunidade de assistir a um concerto sinfônico, está tendo essa oportunidade com esse programa maravilhoso concebido pelo maestro João Omar, que são os Concertos Natalinos pela Paz. Concertos que realmente que nos convidam à reflexão nesse mundo tão conflituoso de guerras e se valer da arte, da cultura, da música para confortar nossos corações”, destacou Pereira.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também