O Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP)se reuniu com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), nessa terça-feira (9) para discutir importantes temas para a categoria e a comunicadade escolar, como AC’s, Merenda Escolar e Direito de Assembleia.
A diretoria se reuniu com o Secretário Municipal de Educação Edgard Larry e sua equipe. De acordo com a vice-presidente do Simmp, Eliane Nascimento, o direito a assembleia foi garantido. Apenas as assembleias permanentes deverão ser pagas.
“Após um período considerável de reuniões desmarcadas pela Smed, e cobrança por diálogo por parte do Simmp, foi assegurado que as reuniões voltariam a acontecer com periodicidade. Durante a reunião, o Simmp assegurou o direito à organização sindical em assembleia, e portanto, só serão pagas as assembleias permanentes, como sempre aconteceu na rede municipal de ensino”, explicou Nacimento.
Durante a reunião, melhorias nas estruturas e segurança nas escolas municipais também foram colocados em discusão. “A diretoria alertou à gestão municipal sobre a necessidade de melhorias nas estruturas das unidades de ensino, nas quais o Secretário prometeu intervir. Questões como bullying e violência nas escolas também foram assuntos cruciais abordados pelo Simmp cobrando uma resolução por parte da Smed”, disse.
Sobre os professores que nãoestão tendo tempo para planejamento, a Secretaria se comprometeu em pagar valores retroativos.
A diretoria do Simmp ainda voltou a cobrar o cumprimento das ACs com os devidos pagamentos das indenizações. Segundo o Simmp, após a reunião, a Smed se comprometeu a conversar com as direções escolares para verificar a situação de cada professor e resolver os problemas existentes.
Além disso, os problemas relacionados a merenda escolar também foi abordado na reunião. Segundo o Simmp, nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e Escolas Municipais estava ocorrendo a falta intens importantes como leite, por exemplo. “Foi respondido que essa falta ocorreu devido a um problema em um lote da licitação vigente, mas que o problema já foi resolvido e o alimento já foi distribuídos nas unidades mencionadas”, explicou.