O ex-prefeito de Vitória da Conquista Guilherme Menezes (PT) voltou a realizar aparições públicas. Após um longo período afastado fisicamente de eventos políticos, o petista participou da agenda do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT), nesta segunda-feira (27) no município.
Muito respeitado na política, seja por aliados ou até mesmo por adversários, Guilherme é um nome de peso do PT e comandou a terceira cidade da Bahia por dois mandatos. Médico de formação, Guilherme contribuiu com o desenvolvimento da Atenção Básica e no fortalecimento do Sistema único de Saúde (SUS) no município.
O ex-prefeito acompanhou a entrega de novas ambulâncias e do anúncio de quase R$22 milhões em investimento para a saúde de Vitória da Conquista e região sudoeste durante a visita do governador da Bahia e da Ministra da Saúde Nísia Trindade. Guilherme, inclusive, subiu no palanque e fez um discurso potente sobre a importância da saúde para a população.
Em entrevista exclusiva para o Blog do Sena, Dr. Guilherme, como é conhecido, destacou a importância do investimento da saúde em Vitória da Conquista. Para ele, a parceira entre os governos faz toda a diferença. “Eu fico muito feliz de ver aqui o governador e a Ministra da Saúde representando o governo do presidente Lula , o Governo Federal e é sempre é muito importante o fortalecimento das ações com essa parceria. Vitória da Conquista é uma cidade que é uma capital regional. Polariza cerca de 80 municípios da região Centro-Sul , da região centro- oeste até norte de Minas Gerais . Então, todos os avanços na saúde de Vitória da Conquista significam também um ganho para a população de toda a região”, disse Menezes.
Em 1999, Dr. Guilherme foi destaque na imprensa nacional por colocar Vitória da Conquista em evidência nas áreas de saúde e gestão pública. Além do prêmio da Fundação Abrinq, o ex-prefeito recebeu outras três homenagens nacionais -do Ministério da Previdência Social (prêmio Brasil Criança Cidadã), da Fundação Getúlio Vargas (prêmio de Gestão Pública) e do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, que apontou Vitória da Conquista como uma das cinco cidades do Nordeste com melhor rede básica de saúde.
Atualmente, a saúde de Vitória da Conquista enfrenta grandes reclamações por parte população, principalmente a atenção básica do município. Apesar de afirmar que não tem acompanhado a situação, Guilherme relembrou a época que ajudou a construir a saúde no município, com ajuda de grandes parceiros, que foi considerada referência em todo país.
“Estou um pouco distante, mas tenho acompanhado a luta da gente a partir de 1997 foi muito grande , porque o município, com o tamanho da Conquista, na época, 287 povoados rurais em 11 distritos e praticamente não havia médicos na zona rural, unidades de saúde tinha um Régis Pacheco do Estado e não mais . Então foi um momento da gente começar a construir a atenção básica, depois a média e alta complexidade na saúde, trazendo pessoas inclusive, como Davi Capistrano Filho, que tinha sido prefeito de Santos , uma autoridade na saúde , e Dr. Jorge Solla , um professor de medicina do Instituto de Saúde Coletiva , que é para a gente ir mais longe , tem que vir com pessoas que entendem o que estão fazendo e onde querem chegar . E foi isso que aconteceu naquele momento em Vitória da Conquista. E desejo que daqui para frente a saúde melhore cada dia mais, inclusive no âmbito do município, porque ninguém pode viver sem saúde, saúde e qualidade de vida e vida sem qualidade é uma coisa muito triste”, disse Menezes.