Na última terça-feira (18), o Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória da Conquista se reuniu com a Secretaria Municipal de Administração para tratar da alteração de função por parte dos agentes de segurança patrimonial. Desde que foi anunciada a criação da Guarda Municipal, a dúvida sobre como ficará a situação dos agentes que não forem apresentados tem pairado sobre a categoria.
Como a aprovação na Guarda prevê a aprovação em cursos de capacitação, os servidores que não forem aproveitados para a função ficaram preocupados sobre a possibilidade de sofrerem uma redução salarial, uma vez que eles devem ser realocados em outras funções.
Em entrevista ao Blog do Sena, o advogado do Sinserv, Lucas Nunes, já havia assegurado que os servidores não aproveitados, tanto pela não aprovação no curso, quanto porque não tiveram interesse em se candidatar à função de guarda municipal, não terão perda salarial. “Esses servidores serão aproveitados em funções correlatadas, mas sem prejuízo salarial”, afirmou Lucas na ocasião.
Na reunião da última semana, a Secretaria de Administração reforçou esse compromisso junto ao sindicato. O Sinserv continuará acompanhando todas as etapas da criação da Guarda Municipal, incluindo os testes aplicados aos cerca de 300 agentes de segurança patrimonial com o intuito de assegurar a lisura do processo.