A Secretaria Municipal de Saúde, de Vitória da Conquista, divulgou o boletim epidemiológico de Covid-19 , na noite desta quarta-feira (14). A cidade se aproxima de 400 óbitos em decorrência da doença.
De acordo com o boletim, 391 moradores de Vitória da Conquista morreram em decorrência das complicações da Covid-19. Só nos primeiros 14 dias do mês de abril, 20 pessoas vieram a óbito por Covid-19 na cidade.
Além dos óbitos, a taxa de ocupação dos leitos Clínicos e UTI com pacientes residentes de Vitória da Conquista também está alta. A taxa de ocupação de leitos de UTI com conquistenses internados é de 47, 1%. Já nos leitos clínicos, os conquistenses ocupam 32,1%.
Já a taxa de ocupação dos leitos de UTI com pacientes de outros municípios é de 48,6%, apenas 1, 5% a mais. No entanto, taxa de leitos clínicos é de 26,9%, número inferior a porcentagem de conquistenses internados. Já a taxa geral de ocupação de leitos – segue sempre acima de 90% – voltou a subir e registrou 95,7% nesta quarta-feira (14).
Desde o começo da pandemia do novo coronavírus na cidade, desde o governo Herzem, a prefeitura vinha com o discurso de que a alta taxa de ocupação dos leitos de Vitória da Conquista era em decorrência dos pacientes vindos de municípios da região. Discurso esse que continua durante a gestão de Sheila Lemos, mas que é muito criticado pelos médicos.
Os números acendem uma alerta na cidade no momento em que a prefeitura opta por não seguir o decreto do Governo do Estado que determina as restrições para conter o avanço do coronavírus na Bahia.
No decreto estadual, estabelece o toque de recolher a partir das 20h até às 5h e ainda proíbe a realização de eventos e venda de bebida alcoólica nos finais de semana. Já no decreto municipal, o toque de recolher começa a funcionar a partir das 22h até às 5h e os estabelecimentos funcionam com horários escalonados. A venda de bebida alcoólica aos finis de semana foi liberada pelo Governo Municipal.
Apesar da decisão da gestão Sheila Lemos (DEM) de não seguir o decreto estadual, o governador Rui Costa (PT) já declarou que vai fazer valer o toque de recolher em Vitória da Conquista de acordo com o decreto estadual. Rui Costa ainda disse estar “realmente indignado” com a decisão do governo municipal, durante o programa Papo Correria da terça-feira (14).
Enquanto a população não atinge a vacinação em massa, vale lembrar que as únicas formas de proteção contra o coronavírus são o uso correto da máscara, higienização das mãos, isolamento ou distanciamento social, segundo a Organização Mundial de Saúde.