O primeiro Informe Legislativo do ano de 2025 da Federação das Indústrias da Bahia/FIEB destaca a importância da criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia, proposição que tramita na Assembleia Legislativa da Bahia por iniciativa do deputado estadual Vítor Azevedo (PL), que atendeu a uma indicação do presidente da Câmara de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL).
No documento, a proposta é apresentada como “de interesse do setor industrial”. O projeto da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia (RMSB), constituída por Vitória da Conquista e outros 35 municípios, também cria um Conselho de Desenvolvimento e Integração, composto pelos prefeitos dos municípios que integram a RMSB e por secretarias estaduais.
A execução das funções públicas será compartilhada pelos municípios com cooperação do Estado, tais como o planejamento de questões territoriais, ambientais e econômicas e a realização de obras e implantação, operação e manutenção de serviços públicos.
“Fico feliz em saber que nossa iniciativa está sendo abraçada por diversos setores produtivos de toda a Bahia. Demonstra que há uma demanda reprimida por desenvolvimento e a criação da Região Metropolitana cumprirá um extraordinário papel de favorecer toda nossa região”, afirmou Ivan.