No dia em que o Brasil registrou o maior número de óbitos por Covid-19 em 24 horas em toda a pandemia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou sua live semanal, ontem (25), para se manifestar contra o uso de máscaras de proteção. O país vive situação de colapso geral no sistema de saúde.
“Pessoal, começam a aparecer estudos aqui, não vou entrar em detalhes, né, sobre o uso de máscaras, que, num primeiro momento aqui, uma universidade alemã fala que elas são prejudiciais a crianças”, começou Bolsonaro, sem mencionar a origem dos dados. Ele ainda citou efeitos colaterais como irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de concentração, diminuição da percepção de felicidade, recusa em ir para a escola ou creche, desânimo, comprometimento da capacidade de aprendizado, vertigem e fadiga.
“Não vou entrar em detalhes porque tudo deságua em crítica em cima de mim, né, e eu tenho a minha opinião sobre máscara, e cada um tenha a sua. Mas a gente aguarda um estudo mais aprofundado sobre isso por parte de pessoas competentes”, afirmou o presidente, sem mencionar o recorde de mortes por Covid-19.