Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Em busca de direto à moradia, conquistenses voltam a ocupar área que integra a Serra do Periperi

Random image

Quase três anos depois de terem seus barracos destruídos pela Prefeitura Municipal, durante despejo realizado sem autorização judicial, em março de 2017, conquistenses em busca de direito à moradia voltaram a ocupar, no início deste mês, área que integra a Serra do Periperi, em Vitória da Conquista. Cerca de cinquenta novos barracos foram reerguidos no local, que foi visitado pela reportagem do Blog do Sena.

Desde o período em que foram despejados da ocupação, os moradores viveram em casas de amigos e familiares. Entretanto, não receberam nenhum tipo de apoio ou auxílio do Poder Público, como o aluguel social. A alegação do Executivo Municipal é de que o espaço, que fica no bairro Nova Cidade, é uma Área de Preservação Permanente.

Por outro lado, os ocupantes afirmam que o terreno não vinha cumprindo seu papel social e se tornou um grande lixão a céu aberto e um ponto de descargo de entulhos. Eles pedem diálogo e respeito por todas as famílias que lutam por uma moradia digna e também estão receosos de que sejam novamente expulsos do local pelo governo municipal.

Durante a gestão do atual prefeito, Herzem Gusmão, nenhum projeto de habitação popular foi implantado na cidade. O último a beneficiar a população conquistense foi o programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida.

Havia um terreno no bairro Vila América que poderia ser utilizado pela Prefeitura de Conquista para a implementação de um projeto de habitação, de acordo com representantes de movimentos sociais. Esse terrento, porém, foi permutado com uma construtora privada. Enquanto isso, os ocupantes seguem sem o seu direito à moradia garantido integralmente.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também