Quase três anos depois de terem seus barracos destruídos pela Prefeitura Municipal, durante despejo realizado sem autorização judicial, em março de 2017, conquistenses em busca de direito à moradia voltaram a ocupar, no início deste mês, área que integra a Serra do Periperi, em Vitória da Conquista. Cerca de cinquenta novos barracos foram reerguidos no local, que foi visitado pela reportagem do Blog do Sena.
Desde o período em que foram despejados da ocupação, os moradores viveram em casas de amigos e familiares. Entretanto, não receberam nenhum tipo de apoio ou auxílio do Poder Público, como o aluguel social. A alegação do Executivo Municipal é de que o espaço, que fica no bairro Nova Cidade, é uma Área de Preservação Permanente.
Por outro lado, os ocupantes afirmam que o terreno não vinha cumprindo seu papel social e se tornou um grande lixão a céu aberto e um ponto de descargo de entulhos. Eles pedem diálogo e respeito por todas as famílias que lutam por uma moradia digna e também estão receosos de que sejam novamente expulsos do local pelo governo municipal.
Durante a gestão do atual prefeito, Herzem Gusmão, nenhum projeto de habitação popular foi implantado na cidade. O último a beneficiar a população conquistense foi o programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida.
Havia um terreno no bairro Vila América que poderia ser utilizado pela Prefeitura de Conquista para a implementação de um projeto de habitação, de acordo com representantes de movimentos sociais. Esse terrento, porém, foi permutado com uma construtora privada. Enquanto isso, os ocupantes seguem sem o seu direito à moradia garantido integralmente.