A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (UB) está em Brasília, onde esteve com o ministro da Integração e Desenvolvimento Reginaldo, Walder Góes. A reunião, viabilizada pelo deputado federal Elmar Nascimento, teve o intuito de entrar ao ministro do projeto de construção da Barragem do Rio Pardo.
Com os problemas de abastecimento hídrico enfrentados pelo município na última década, incluindo a necessidade de racionamento de água, a barragem seria a solução definitiva para o problema. A barragem é um sonho antigo dos conquistenses, cujas discussões foram iniciadas ainda na gestão de Guilherme Menezes (PT).
O ministro afirmou que a luta agora é pela viabilização de recursos para tirar o projeto do papel. “Tem toda uma lógica para ser incluído no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], mas o importante é ter, primeiro, identificado a solução de um problema, depois, proposta, representada em projeto, e você já venceu esses dois estágios, falta vencer o outro que é viabilizar recursos e depois, futuramente, ter isso realizado”, avaliou Walder.
Barragem do Rio Catolé
Outro equipamento que já teve a construção iniciada é a Barragem do Rio Catolé, que está sendo feita em Barra do Choça, desde setembro de 2019. A expectativa é que a barragem atenda os municípios de Vitória da Conquista, Tremedal e Belo Campo, garantindo a segurança hídrica por 30 anos.
No entanto, as obras estão paralisadas desde agosto desse ano, devido a atrasos por parte da empresa Coesa Construções e Montagem que vendeu a licitação. Somente 22% da construção foi feita até o momento. A obra deverá ser relicitada.
A Barragem do Rio Catolé foi incluída no novo PAC esse ano e a expectativa é que as intervenções voltem a ser realizadas. Essa será uma das maiores intervenções realizadas na Região Sudoeste, que já está em curso.
Ver essa foto no Instagram