Na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira (14), foi realizada uma audiência Pública para discutir o enfrentamento seca na região na zona rural de Vitória da Conquista e região. A iniciativa foi do presidente da casa, o vereador Hermínio Oliveira (PODE) e contou com a participação de representantes dos governos municipal e estadual, além de pessoas ligadas a diversos órgãos.
O principal foco da audiência foi a discussão aprofundada sobre estratégias e medidas eficazes para o enfrentamento da seca, um desafio constante que tem impactado significativamente a paisagem e a qualidade de vida de milhares de pessoas na região. O Plenário Carmem Lúcia ficou lotado de lideranças e moradores da zona rural que fizeram questão de acompanhar o debate.
Em entrevista ao Blog do Sena, o vereador destacou a importância do debate e principalmente do apoio dos governos municipal, estadual e federal no combate ao problema que está afetando milhares de famílias.
“Uma discussão contundente aqui na Casa Legislativa nessa manhã. Nós estamos lutando, buscando o combate à seca, a escassez de água na zona rural do nosso município e também na cidade. Então nós estamos aqui fazendo um chamamento ao governo do Estado, o município, aos deputados federais, o Senado da República, o Governo Federal, os deputados federais para colocar a emenda, para bradar, falar, defender o nosso município em toda e qualquer ocasião”, disse Oliveira.
Durante a audiência, a construção da barragem do Rio Catolé foi destaque. A obra, que beneficiará a população de Vitória da Conquista, Belo Campo e Tremedal, foi iniciada em 2019, mas está paralisada. Apenas 22% da obra foi executada.
A obra foi orçada em R$210 milhões provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com contrapartida do Tesouro do Governo Estadual. O objetivo é garantir a segurança hídrica por 30 anos. No entanto, foi paralisada pelo governo após a empresa que venceu licitação apresentar problemas. O vereador Hermínio cobrou agilidade no processo da execução da obra e solicitou uma reunião com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), para debater a situação e conversar sobre outras alternativas. “Nós queremos pedir ao governo do Estado para reiniciar novamente essa obra, para captar a água para o povo de Vitória da Conquista. (…) Vamos pedir para a Câmara conversar com o Governo do Estado, a Câmara de Vitória da Conquista, a Mesa Diretora vai fazer esse ofício, vai pedir a subscrição, pedindo ao governo essa audiência, que vai ser de grande valia”, destacou Oliveira.