As especulações em torno do nome que será escolhido para compor a chapa marjoritária com o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Vitória da Conquista, Waldenor Pereira, só aumentam. Enquanto a Frente Partidária União e Renovação por Conquista, composta pelo PT, PCdoB, PV, PSB, PSD, PSOL e Rede, não bate martelo, novos possíveis nomes para vice, ou até velhos conhecidos, voltam a ganhar destaque.
De acordo com a apuração do Blog do Sena, Waldenor conta com sete nomes para pré-candidato a vice-prefeito. Existe uma grande expectativa que o cargo fique com o PSB, por isso três nomes são cogitados: Joás Meira, Alexandre e Luciana Silva.
Joás Meira já foi vice-prefeito de 2013 a 2016, quando o prefeito era Guilherme Menezes. Bem conceituado na cidade, Joás é médico e evangélico, e seria o seu retorno para a política conquiste. Já Alexandre, foi vereador na cidade e possui um grande legado de atuação política na cidade.
Ao lado deles, aparece o nome de Luciana Silva que é um dos preferidos. Ela é presidente da Ordem dos Advogados Subseção de Vitória da Conquista, professora do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e uma das advogadas mais conceituadas da cidade. O deputado Waldenor já chegou a afirmar que seja que o nome escolhido seja de uma mulher. O desejo também é defendido por uma grande parte dos aliados e por isso, o nome de Luciana ganha força.
Além de Luciana Silva, outro nome feminino que voltou a ser cogitado é o de Gabriela Garrido do PV. Ela é delegada da Polícia Civil, lotada na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), de Vitória da Conquista. A policial possui um histórico de defesa das mulheres na cidade e já havia ressaltado que a segurança pública será uma das prioridades da Frente Partidária União e Renovação por Conquista.
Outro nome que voltou a ser cogitado é o Coronel Ivanildo da Silva, ainda sem partido. A exoneração do Coronel do cargo de Comandante de Policiamento da Região Sudoeste (CPR Sudoeste), da Polícia Militar da Bahia, marcou o fim de sua carreira na ativa, indo para a reserva após quase quarenta anos de serviço. Mas, também, já levanta possíveis hipóteses quanto ao seu destino na política de Vitória da Conquista.
No ano passado, o nome do Coronel Ivanildo chegou a ser cogitado como um dos possíveis pré-candidatos à Prefeitura , aparecendo, inclusive, em pesquisas de intenções de voto. No entanto, na época, ele anunciou que não iria ser candidato tendo optado por continuar à frente do CPR Sudoeste. Mas, agora, com a exoneração e ida para a reserva da Polícia Militar, o nome do Coronel Ivanildo poderá voltar a ser cogitado nas Eleições Municipais de 2024.
A surpresa fica em torno do nome de Guilherme Menezes (PT), ex-prefeito de Vitória da Conquista é muito respeitado no cenário político da cidade e da Bahia. Guilherme já foi considerado, inclusive pela Oposição, como um dos maiores prefeitos da cidade. Além de respeito, seu nome tem muita força, por isso, é um dos cotados para o cargo. Médico, Guilherme Menezes foi eleito deputado estadual e, em 1997, assumiu pela primeira vez a Prefeitura de Vitória da Conquista, tendo sido reeleito em 2000. Depois de seis anos como prefeito, ele assumiu a cadeira de deputado federal, tendo sido reeleito. Com 80 anos e fora de movimentos político-partidários desde o final do seu 4º mandato em dezembro de 2016, Guilherme voltou a participar dos encontros políticos neste ano.
O cenário mostra que a tão desejada “unidade” na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) naõ vai acontecer, em Vitória da Conquista. Pelo menos no primeiro turno das eleições, o grupo político do gestor terá duas pré-candidaturas à Prefeitura: Waldenor Pereira (PT) e Lúcia Rocha (MDB), já que , até agora, nenhum dos dois aceitou ser vice de ninguém.