Retribuir o apoio que recebeu nas eleições estaduais de 2024 é um dos principais desafios do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues. Em muitos munícipios baianos, mais de uma pré-candidatura para as prefeituras estão sendo lançadas dentro do mesmo grupo político do governador.
No munícipio de Encruzilhada, distante cerca de 72 km de Vitória da Conquista, o grupo político vivencia uma disputada dentro da própria federação. Isso porque o atual prefeito, Dr. Lei do PSD, que está concluindo o seu segundo mandato, tem apoiado a pré-candidatura de Dr. Pedrinho que é do PCdoB. Já o PT tem como pré-candidato o médico e ex-prefeito Alcides Pereira Ferraz. No entanto, a federação só pode ter apenas uma candidatura.
A situação vem chamando atenção e será motivo de muito diálogo e negociações dentro do grupo. Em entrevista ao Blog do Sena, o chefe de gabinete do governador Adolfo Loyola afirmou que a base em Encruzilhada está unida e o nome será definido após diálogo. “Nossa base vai estar unida em Encruzilhada. Na Federação tem dois pré-candidatos hoje, nós vamos unificar porque temos que ter um candidato só. Então, vamos trabalhar para isso. As eleições são em outubro e as convenções ainda em Julho, então nós temos tempo”, disse Loyola.
Mas, tudo aponta, que o governador Jerônimo deve apoiar o nome de Dr. Pedrinho como representante da sua base política em Encruzilhada. Segundo Adolfo Loyola, os dois nomes serão analisados e uma definição será tomada em comum acordo. “Pode ser também, assim como o outro também. Nós temos candidato, a Federação terá candidatura própria, isso que nós vamos cuidar. (…) O governador tem o compromisso de apoiar quem apoiou ele. Politicamente vamos trabalhar assim, vamos sentar com nosso grupo e vamos ver como será melhor”, explicou Loyola.