O prazo da janela partidária se encerra nesta sexta-feira (5). Desde que foi aberto no dia 6 de março, muitos vereadores de Vitória da Conquista realizaram mudanças de partidos para disputarem as Eleições Municipais de 2024.
De acordo com a apuração do Blog do Sena, o último vereador a mudar de partido foi Chico Estrella. Ele deixou para o final do prazo da janela partidária para sair do partido Agir. Agora, o edil é o novo filiado do Partido Democrático do Trabalhador (PDT).
O PDT foi um dos partidos que mais recebeu vereadores com mandatos. Além de Chico Estrella, o vereador Subtenente Muniz também passou a integrar o quadro do partido. Ele estava no Avante, chegou a se filiar no Partido Liberal (PL), mas na última hora, oficializou a filiação no PDT. Além deles, o PDT também recebeu a filiação da liderança do bairro Pedrinhas, Pimba. Ele é um dos apoiadores do governo Sheila.
As mudanças fazem parte das articulações da prefeita Sheila Lemos, do União Brasil (UB), que busca à reeleição. O PDT é um dos novos partidos que já anunciaram apoio a sua pré-candidatura. Atualmente, o partido é presidido pelo secretário Municipal de Saúde, Vinicíus Rodrigues. Ele é recém-chegado ao partido, mas já vem mostrando a força política que possui na cidade.
Outras mudanças também foram realizadas visando o futuro nas eleições. Os vereadores que foram eleitos pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) Luís Carlos Dudé, Adinilson Pereira, Edjaime Rosa (Bibia) e Nildo Freitas se filiaram ao União Brasil e disputarão as eleições pelo partido da prefeita Sheila Lemos. Já o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) recebeu as filiações dos vereadores Nelson de Vivi, que estava no União Brasil, e de Edvaldo Ferreira Júnior, que deixou o PRD, antigo PTB. O PRD já havia perdido o vereador Ivan Cordeiro, que deixou o partido para integrar o quadro do Partido Liberal (PL).
Em contrapartida, o vereador Dr. Augusto Cândido deixou o PSDB, chegou a “flertar” com o Republicanos”, mas se filiou oficialmente ao MDB. Já o vereador Dinho dos Campinho, deixou o Partido Progressista (PP) e se filiou e se filiou ao Republicanos. Apesar da baixa, o PP recebeu a filiação do vereador Hermínio Oliveira, que deve deixar o Partido da Mobilização Nacional (PMN).
As mudanças da janela partidária foram registradas nos partidos da bancada de situação. Já na bancada de oposição, os 7 vereadores vão permanecer nos seus respectivos partidos, Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), e disputarão as eleições pela Federação Brasil Esperança que ainda é composta pelo Partido Verde (PV). São eles: Viviane Sampaio (PT), Valdemir Dias (PT), Fernando Jacaré (PT), Alexandre Xandó PT), Andreson Ribeiro (PCdoB), Ricardo Babão (PCdoB) e Luciano Oliveira (PCdoB). Todos disputaram à reeleição.
A vereadora Lúcia Rocha, pré-candidata à prefeitura de Vitória da Conquista, também permanece no MDB. O pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Lúcia, o delegado Marcus Vinícius, permaneceu no Podemos.