O Blog do Sena dá sequência a série de reportagens com os pré-candidatos a deputado estadual e deputado federal nas Eleições de 2022, em Vitória da Conquista. E quem participa da quinta reportagem é a vereadora do Partido dos Trabalhadores (PT), Viviane Sampaio.
A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista possui apenas duas vereadoras mulheres. Márcia Viviane de Araújo Sampaio, de 46 anos, é uma delas. A paulistana, antes de chegar à Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, atuou no Executivo Municipal, quando exerceu o cargo de secretária municipal de saúde.
Casada, mãe de três filhos, advogada e enfermeira, a vereadora foi eleita pela primeira vez em 2016. Nas Eleições Municipais de 2020, foi reeleita com 1966 dos votos válidos. Viviane, entra para história da política de Vitória da Conquista e integra o seleto grupo de nove mulheres que marcaram o legislativo conquistense.
O trabalho de Viviane na Câmara de Vereadores é marcado principalmente pela luta por melhorias nas áreas da saúde, educação, social, fortalecimento da mulher na sociedade e igualdade de gênero. E são com essas características marcantes que a petista busca ocupar pela primeira a Assembleia Legislativa da Bahia.
Viviane Sampaio já lançou sua pré-candidatura para deputada estadual nas eleições de 2022. Ela destaca a ética como principal pilar do seu trabalho e ressalta a importância das políticas públicas.
“Nosso nome está à disposição do Partido dos Trabalhadores, mais uma vez para cumprir essa tarefa do debate político, principalmente no campo progressista e entendendo também- para além desse mandato nosso popular, representativo, dos legados do PT aqui no município- também a questão da discussão com a sociedade, uma mandato ético, de uma política ética, de uma caminhada ética, baseado principalmente na representatividade popular, nas necessidades da população. É por meio da política que as políticas públicas são verdadeiramente efetivadas”, disse.
Viviane Sampaio é uma das apostas do PT para promover a renovação política do partido em Vitória da Conquista e região. Para ela, essa renovação se dará por meio de diálogo com a população. “Nessa caminhada nós queremos construir o diálogo, cada vez mais concreto com a sociedade de Vitória da Conquista e região, trazendo uma renovação, nomes de renovação política, no campo da esquerda, também na questão do legado da saúde e principalmente também na questão do gênero”, contou.
As mulheres representam 53% do eleitorado brasileiro. Em Vitória da Conquista, elas são 54% do eleitorado. Apesar de serem maioria, elas ainda ocupam pouco espaço na política brasileira. Viviane reconhece essa realidade e acredita na força da juventude para mudar o enredo dessa história, no cenário local.
“ Então, nessa caminhada a gente quer construir junto com as mulheres, com os homens e com toda a sociedade de Vitória da Conquista. Vamos em busca dos votos femininos e masculinos. Toda a sociedade, jovens que querem construir uma sociedade cada vez mais justa, igualitária, livre de preconceitos, de racismo e sem violência”, declarou.
Militante do PT há anos, Viviane também acredita no poder da política para construir uma sociedade mais igualitária. “Votar em Viviane representa uma pessoa ética, que vê a política como um meio de transformação social, numa luta coletiva e não bens individuais e interesses próprios. Não é carreirista política. Mas sim, trazer para a sociedade a crítica de que realmente é por meio da política que a gente muda uma sociedade. Construir uma sociedade mais inclusiva, mais justa e igualitária”, ressaltou.
* As reportagens da série especial com os pré-candidatos a deputado federal e deputado estadual de Vitória da Conquista serão divulgadas sempre aos finais de semana.
*Confira aqui a primeira reportagem, com o vereador e pré-candidato a deputado federal Alexandre Xandó (PT).
*Confira aqui a segunda reportagem, com o vereador e pré-candidato a deputado estadual Chico Estrella (PTC)
*Confira aqui a terceira reportagem, com o vereador e pré-candidato a deputado federal Ivan Cordeiro (PTB).
*Confira aqui a quarta reportagem, com deputado federal e pré-candidato a reeleição Waldenor Pereira (PT)