O clima acirrado e a “ciumeira” entre os políticos já são tradicionais na política e em ano de eleição os ânimos chegam a ficar mais aflorados. A revelação de Chico Estrella, vereador e candidato a deputado estadual pelo PTC, de que está com ciúmes da prefeita Sheila Lemos (União Brasil) por ela estar apoiando candidatos que são de fora, chamou atenção.
O motivo é que o apoio a candidatos para deputado estadual e deputado federal que atuam em outros munícipios baianos, também é realizado por vereadores da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, e até pelos candidatos da cidade.
Chico Estrella é um deles. Apesar de questionar a prefeita Sheila, o edil concorre a uma vaga na Assembleia Legislativa na Bahia nas eleições de 2022, mas faz dobradinha com o candidato a deputado federal Diego Coronel (PSD), que tem atuação em Salvador.
A situação se repete entre a maior parte dos candidatos de Conquista. Em Vitória da Conquista, 16 políticos registraram as candidaturas para deputado estadual e deputado federal nas eleições de 2022, que serão realizadas no dia 2 de outubro. Desse total, 10 concorrem a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, e 6 a uma cadeira no Congresso Federal, em Brasília.
O Blog do Sena fez um levantamento e constatou que apenas dois candidatos que são de Vitória da Conquista fazem dobradinha. São eles: Waldenor Pereira (PT), candidato à reeleição para deputado federal e José Raimundo Fontes (PT), candidato à reeleição para deputado estadual. Todos os outros apoiam candidatos que não atuam em Vitória da Conquista, e muitos deles são até desconhecidos da população conquistense.
Alexandre Xandó (PT) concorre pela primeira vez para deputado federal e apoia Radiovaldo Costa Santos, que é de Alagoinhas e atua em Salvador. Romilson Filho (PP) é candidato a deputado estadual e faz dobradinha com Cláudio Cajado (PP) que também tem atuação em Salvador. Esmeraldino Correia (Solidariedade) é candidato a deputado federal e faz dobradinha com a candidata a deputada estadual Edyllane Ferreira, que tem atuação no município de Serrinha.
Lúcia Rocha (MDB) que é candidata a deputada estadual faz dobradinha com o candidato a deputado federal Fábio Vilas Boas (MDB) que atua na capital baiana. A candidata a deputada estadual pelo PT, Viviane Sampaio, apoia o candidato à reeleição a deputado federal Jorge Solla (PT), que também tem atuação e, Salvador.
O candidato a deputado federal Dr. Valverde (União Brasil) faz dobradinha com a candidata à reeleição para deputada estadual Mirela Macedo, do mesmo partido, que tem atuação em Lauro de Freitas. O candidato a deputado estadual Vonca Gonçalves (PP) apoia o ex-vice-governador da Bahia, João Leão, que é candidato a deputado federal pelo mesmo partido. Já Fabrício Falcão (PCdoB), candidato à reeleição para o quarto mandato de deputado estadual, apoia Alice Portugal e Daniel Almeida, ambos do PCdoB e candidatos à reeleição para a Câmara dos Deputados.
A candidata a deputada estadual Tayna Fogos (PL) faz dobradinha com o comandante Rangel (PL), que apesar de ser natural de Conquista, atua na cidade de Luís Eduardo Magalhães. Edilson Gusmão, candidato a deputado estadual pelo PL apoia o candidato a deputado federal Geraldo Soares (PL), que tem atuação em Porto Seguro. Já o candidato Paulo Brito (PL) faz dobradinha com João Bacelar (PL) que tem atuação em Salvador. A respeito do candidato a deputado federal Delegado Marcus Vinicius (PODE), o Blog do Sena ainda não conseguiu identificar.
A prefeita Sheila Lemos já declarou o seu apoio a candidatos que são de fora, como é o caso de Elmar Nascimento, candidato à reeleição para deputado Federal (União Brasil) e do candidato a deputado estadual Tiago Correia (PSDB), que apesar de ser de Vitória da Conquista, tem atuação em Salvador.
Vitória da Conquista possui o terceiro maior colégio eleitoral da Bahia. A cidade é uma das potências políticas do estado e, portanto, bastante visada pelos candidatos de fora. Nas eleições de 2018, foram 221.849 eleitores que votaram. Muitos desses votos foram para candidatos que não atuam na cidade.
Muitos candidatos com atuação em outros municípios e que estão sendo apoiados pelos candidatos de Vitória da Conquista são desconhecidos dos eleitores conquistenses e costumam aparecer apenas nos períodos de campanha. No entanto, alguns que buscam a reeleição, mesmo atuando em outros municípios, destinaram emendas importantes para Vitória da Conquista.
,