O prazo para registro dos candidatos a vereador já foi iniciado. Com o prazo das convenções tendo chegado ao fim na última quarta-feira (16), os partidos começaram a homologar os candidatos a prefeito e vice e também os candidatos a vereador.
O próximo sábado (26), é o último dia para que os diretórios apresentem as candidaturas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma vez que a campanha começa no domingo (27).
Até o momento, o único candidato a prefeito de Vitória da Conquista a registrar candidatura no Tribunal Superior Eleitoral foi o professor Ferdinand, pelo PSOL. A sigla tem ainda cinco candidatos a vereador no município.
O MDB, partido do atual prefeito Herzem Gusmão, registrou 24 candidaturas. O Podemos, que apoia a reeleição de Herzem, concorrerá às eleições do legislativo conquistense com 32 candidatos, o máximo permitido,
Já o PT de Zé Raimundo, principal opositor de Herzem, oficializou 28 candidaturas mesmo número oficializado pelo PCdoB, partido de sua vice, Luciana Oliveira.
O PSC registrou 32 candidatos, o partido vai apoiar o Cabo Herling, candidato a prefeito pelo PSL.
O grupo independente lançou Romilson Filho (PP) para o cargo de prefeito e terá seis partidos em sua coligação.
Após o registro das candidaturas, a Justiça Eleitoral abre o prazo para análise dos pré-requisitos necessários para concorrer ao pleito. Essa será a primeira vez que candidatos ao cargo de vereador não poderão concorrer por meio de coligações. A nova regra não vale para os candidatos a prefeito, sendo possível a união de partidos diferentes em apoio a um candidato.