![](https://blogdosena.com.br/wp-content/uploads/2020/11/candidatos-a-prefeito-Vitoria-da-Conquista-1-1-1200x675-2-1024x576.jpg)
Até domingo (15), dia da votação para as eleições municipais 2020, não sairá mais resultados de pesquisas sobre intenção de votos válidos para candidatos à prefeitura de Vitória da Conquista. De setembro até novembro, foram registradas quatro pesquisas eleitorais no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e faltando apenas quatro dias para o dia das eleições, não tem mais tempo hábil para novos registros.
A primeira pesquisa eleitoral foi registrada pela Potencial Pesquisa no dia 25 de setembro e divulgada pelo Jornal A Tarde no dia 1º de outubro. Os números da mesma, naquela época, mostravam os candidatos Zé Raimundo (PT) e Herzem Gusmão (MDB) empatados tecnicamente e a possibilidade da eleição ser decidida no segundo turno. Zé Raimundo aparecia com 34% das intenções de votos e Herzem 29%.
Os dois estavam tecnicamente empatados, considerando a margem de erro da pesquisa que é de 4 pontos para mais ou para menos. Na sequência aparecia o vereador David Salomão, escolhido por 9% dos entrevistados. Dois candidatos apareciam empatados com 2% da preferencia do eleitorado, Maris Stella (Rede) e Cabo Herling (PSL). Romilson Filho do (PP) e Professor Ferdinand (PSOL) tinham 1% cada segundo a pesquisa.
A segunda foi registrada no dia 27 de outubro pela Hoje Comunicações Pesquisa e Jornalismo LTDA/Hoje Indata, foi divulgada no dia 3 de outubor e mostrava o ex-prefeito Zé Raimundo (PT) com 9 pontos de vantagem sobre o atual prefeito Herzem Gusmão (MDB). Nesse levantamento, Zé Raimundo aparecia com 38,7% das intenções dos votos, já Herzem apresentava 29,6%, seguido por David Salomão (PRTB) com 6,5% e Maris Stela (Rede) com 2%. Os candidatos Cabo Herling (PSL) e Ferdinand Martins (PSOL) e Romilson Filho (PP) não alcançaram 1%.
A terceira pesquisa foi registrada no dia 24 de outubro pela empresa a ELEVA TECNOLOGIA E COMUNICACAO LTDA – ME / WIN ELEVEN e chegou a ser divulgada, mas foi suspensa pela Justiça Eleitoral no dia 3 de novembro, após pedido de impugnação de pedido da coligação O Trabalho Tem que Continuar e do atual prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão.
Na ocasião, o juiz eleitoral considerou que “no banco de dados da Receita Federal do Brasil, não constam a descrição da atividade econômica principal, secundária e o endereço profissional da Representada, podendo evidenciar que se trata de uma empresa que não exerce atividade regular, restando dúvida quanto à idoneidade do trabalho por ela efetivado.”
Já a última pesquisa foi registrada novamente pela no dia 3 de novembro pela Potencial Pesquisa e divulgada pelo Jornal A tarde na última terça-feira (10) e mostra, com 46% das intenções de voto, o deputado estadual Zé Raimundo (PT) como favorito a vencer a eleição e retornar à prefeitura de Vitória da Conquista. O Candidato à reeleição, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) tem 35%.
David Salomão (PRTB) 3%, Romilson Filho (PP) e Cabo Herling (PSL) registraram 1% cada, enquanto Maris Stella (Rede) e Professor Ferdinand (PSOL) não somaram, juntos, 1%. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%. Foram realizadas 600 entrevistas presenciais no município, das quais 526 na sede e 74 nos distritos